28.5 C
Brasília
23 jun 2025 15:31

Chico Vigilante considera vergonhoso que pacientes lavem roupas de hospital em casa

O deputado Chico Vigilante (PT) ocupou a tribuna na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (29) para criticar a situação da saúde pública. Segundo ele, a imprensa local mostrou hoje a situação de calamidade pública do Hospital de Base, que envergonha o DF. Segundo as reportagens, as roupas e lençóis do hospital estão tendo que lavadas pelas famílias dos pacientes em suas casas.

Na opinião do distrital, o caso terá repercussão nacional e só demonstra a falta de competência do atual governo para resolver os problemas da saúde pública. “Falta tudo no hospital, desde medicamentos básicos até os insumos para realização de cirurgias. E já se passaram um ano e três meses de governo, três secretários de saúde e a cada dia piora mais a situação”, criticou.

Vigilante afirmou que o Fundo de Saúde do DF possui em caixa R$ 528 milhões e que o problema da saúde não é falta de dinheiro. “Não gastam porque são incompetentes”, completou.

Adjunta

Chico Vigilante disse que a situação está tão ruim que até mesmo o líder do governo na Casa, deputado Julio César (PRB), tem reclamado da atuação da secretária adjunta de Saúde, Eliene Ancelmo Berg. Durante a sessão, o líder disse que a secretária adjunta está “boicotando e atrapalhando” o trabalho do secretário titular, Humberto Fonseca.

“Já que a culpada é a secretária adjunta, por que o governador não a demite? E por que o líder do governo não pede a sua saída? “, questionou Vigilante.

Fonte: CLDF

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...

Após tragédia, governo quer avançar em regulamentação do balonismo

O Ministério do Turismo informou por meio de nota...

Congresso aprova uso de emendas para salários de profissionais da saúde

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) um projeto...

Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

Por Tâmara Freire Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

Destaques

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Biblioteca Nacional de Brasília abre inscrições para cursos gratuitos de inglês

Por Adriana Izel A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) abre,...

Campus Party Brasil encerra edição em Brasília com foco em inovação, tecnologia e busca por novos talentos

Por Thaís Miranda Depois de cinco dias de programação, a...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...