Por Kleber Karpov
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Taguatinga organizou o 1º InterCAPS Adulto (12/Nov), no auditório do Centro Universitário Iesb, campus Asa Sul, em Brasília. O evento reuniu gestores e servidores que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A iniciativa teve o objetivo de promover o debate e o fortalecimento do bem-estar e da qualidade de vida dos profissionais que trabalham na área.
O encontro, realizado em período integral, concentrou o público que presta atendimento a adultos com transtornos mentais graves e a pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas. A relevância desta iniciativa reside na busca por cuidar dos profissionais que fornecem assistência especializada.
Fortalecimento das equipes
A subsecretária de Saúde Mental (Susam) da SES-DF, Fernanda Falcomer, destacou a importância de concentrar a atenção no cotidiano das equipes. Ela reforçou que deve se promover espaços de escuta e construção coletiva entre os profissionais da Raps.
A representante da Subsecretaria de Saúde Mental avaliou a iniciativa: “Falar de qualidade de vida é reconhecer o papel essencial dos servidores. Nós sabemos das dificuldades enfrentadas, mas nós queremos, juntos, fortalecer as condições de trabalho e aprimorar as estruturas da rede”, afirmou Falcomer.
O diretor regional de Atenção Secundária da Região de Saúde Sudoeste, Marcos André Viana, afirmou que a ocasião deve estimular a troca e o reconhecimento mútuo entre os profissionais da Raps. Segundo ele, o cuidado deve ser essencial ao abordar a saúde mental no ambiente de trabalho.
“Ao abordarmos a saúde mental, nós refletimos sobre a importância do cuidado mútuo. A proposta do Intercaps é justamente essa: cuidar e ser cuidado, transcendendo a assistência e focando no bem-estar dos servidores e servidoras”, enfatizou o diretor Viana.
Estratégias futuras
A programação do evento contou com uma dinâmica variada para engajar os participantes. Entre as atividades, houve palestras interativas, rodas de conversa, grupos de trabalho e mesa de debate, com o objetivo de construir propostas. A iniciativa também promoveu a elaboração de projetos e a oferta de Práticas Integrativas em Saúde (PIS).
A gerente do Caps II de Taguatinga, Aline Canuto, complementou que o foco é transformar o diálogo deste encontro em propostas concretas. A busca é por estratégias para programas de qualidade de vida no trabalho, visto que o bem-estar de quem cuida deve ser fundamental para fornecer uma assistência de excelência à população, concluiu Canuto.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










