Por Kleber Karpov
Ocorrências de brigas e agressões em escolas do Distrito Federal registraram uma queda de 29% entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Dados da Polícia Militar apontam que os casos caíram de 1.023 para 730, resultado do trabalho contínuo do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) na prevenção e mediação de conflitos nas 1.647 unidades de ensino da capital, entre públicas e privadas.
A comandante do Batalhão Escolar, Tenente-Coronel Sellani, atribui o resultado à presença constante da polícia nas escolas e à parceria estabelecida com a comunidade escolar. “O policiamento ostensivo escolar é realizado por meio de um roteiro de patrulhamento, que garante visitas às escolas e a cobertura do perímetro, trazendo mais segurança às 1.647 unidades de ensino do Distrito Federal”, explica.
Presença e parceria
Segundo a comandante, a atuação do batalhão é imediata quando acionada. “Quando o batalhão é acionado, conduzimos as partes envolvidas à delegacia para que sejam tomadas as devidas providências”, detalhou.
Além do patrulhamento, o BPEsc desenvolve palestras, campanhas educativas e projetos de prevenção à violência, mantendo interlocução permanente com gestores, professores, pais e alunos. A unidade também intensifica a presença em áreas com maior demanda de ocorrências. A Polícia Militar reforça que qualquer situação de violência deve ser comunicada imediatamente pelo número 190.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










