19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:28

Casos de brigas em escolas do DF caem 29% em 2025

Batalhão de Policiamento Escolar atua na prevenção e mediação de conflitos em 1.647 unidades de ensino

Por Kleber Karpov

Ocorrências de brigas e agressões em escolas do Distrito Federal registraram uma queda de 29% entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Dados da Polícia Militar apontam que os casos caíram de 1.023 para 730, resultado do trabalho contínuo do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) na prevenção e mediação de conflitos nas 1.647 unidades de ensino da capital, entre públicas e privadas.

A comandante do Batalhão Escolar, Tenente-Coronel Sellani, atribui o resultado à presença constante da polícia nas escolas e à parceria estabelecida com a comunidade escolar. “O policiamento ostensivo escolar é realizado por meio de um roteiro de patrulhamento, que garante visitas às escolas e a cobertura do perímetro, trazendo mais segurança às 1.647 unidades de ensino do Distrito Federal”, explica.

Presença e parceria

Segundo a comandante, a atuação do batalhão é imediata quando acionada. “Quando o batalhão é acionado, conduzimos as partes envolvidas à delegacia para que sejam tomadas as devidas providências”, detalhou.

Além do patrulhamento, o BPEsc desenvolve palestras, campanhas educativas e projetos de prevenção à violência, mantendo interlocução permanente com gestores, professores, pais e alunos. A unidade também intensifica a presença em áreas com maior demanda de ocorrências. A Polícia Militar reforça que qualquer situação de violência deve ser comunicada imediatamente pelo número 190.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...