21.5 C
Brasília
20 jan 2026 21:15

Carteira de crédito deve crescer 0,4% em julho, com expansão anual estável em 10,7%

Pesquisa Especial de Crédito da Febraban mostra que mudanças no IOF devem contribuir para desempenho mais favorável do crédito Pessoa Jurídica no último mês; entretanto, recursos para as famílias devem perder fôlego

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 0,4% em julho, mantendo o ritmo de expansão anual estável em 10,7%, revela a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. O levantamento mostra que a estabilidade em 12 meses deve ser sustentada pela aceleração da carteira Pessoa Jurídica, cujo crescimento anual deve passar de 8,8% para 9,8%, com ganho de ritmo tanto nas operações com recursos livres quanto nos direcionados.

A pesquisa é divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Estatísticas Monetárias e de Crédito do Banco Central. As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país. O Banco Central divulgará a nota no próximo dia 27 de agosto.

De acordo com a pesquisa, a carteira Pessoa Jurídica Livre deve retrair 0,3% no mês, queda bem menos intensa que a de julho de 2024 (-1,2%), reflexo das alterações recentes no IOF. Já a carteira Pessoa Jurídica Direcionada deve avançar 1,3%, impulsionada pelos programas governamentais e recursos via BNDES, acelerando o ritmo de expansão anual de 13,3% para 14,3%.

No crédito às famílias, o movimento é de perda de fôlego, com o ritmo de expansão anual desacelerando de 11,9% para 11,3%. A carteira Livre deve avançar 0,8% em julho, reduzindo o ritmo anual de 12,4% para 11,8%, mas ainda em nível elevado. Já a carteira Pessoa Física Direcionada deve crescer 0,3%, sustentada pelos financiamentos imobiliários, mas com sinais de fraqueza no crédito rural. Com isso, o ritmo de expansão anual deve seguir em acomodação, recuando de 11,3% para 10,7%.

“Tradicionalmente, o mês de julho apresenta uma sazonalidade negativa no crédito às empresas, mas as mudanças no IOF acabaram alterando esse padrão, especialmente nas operações de risco sacado. A medida levou muitas empresas a anteciparem o uso da linha para maio e reduziu o fôlego em junho, quando a nova tributação estava prevista para entrar em vigor. Em julho, contudo, com a derrubada da alteração pelo Congresso, validada pelo STF, parte das empresas voltou a acionar essa modalidade. Esse movimento contribuiu para um desempenho mais favorável do crédito Pessoa Jurídica no mês, quebrando a dinâmica que normalmente se observa no período”, destaca Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

“Apesar desse alívio pontual, o crédito como um todo vem dando sinais de desaceleração. Tanto os dados das concessões quanto o comportamento do saldo das carteiras indicam que a tendência ao longo do segundo semestre é de moderação, refletindo os efeitos contracionistas da política monetária”, complementa o diretor.

Concessões

As concessões de crédito devem apresentar alta mensal de 5,5% em julho. Ajustando pelo número de dias úteis, o resultado representa uma retração de 8,2% na margem. A queda no mês, com ajuste de dias úteis, reflete o menor volume destinado tanto às famílias (-6,2%) quanto às empresas (-10,7%).

Na comparação com julho de 2024, que elimina efeitos sazonais, o resultado indica uma alta de 8,5%, voltando a ficar abaixo do patamar de dois dígitos observado nos primeiros meses do ano. No acumulado em 12 meses, o ritmo de crescimento deve desacelerar de 13,9% para 12,7%, reforçando os sinais de acomodação do crédito no período.

A íntegra da Pesquisa Especial de Crédito pode ser acessada neste link.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Coleta de leite humano no DF fica abaixo da meta em 2025

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

Escola Superior de Ciências da Saúde alcança nota máxima no curso de Medicina

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

MEC aplica sanções contra cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) apresentou (19/Jan),...

Prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar termina em 21 de janeiro

Por Kleber Karpov Responsáveis por estudantes da rede pública de...

Hospital de Base recebe novos equipamentos para serviço de hemodinâmica

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

IGESDF abre seleção para médico pediatra com salário de R$ 18,1 mil

Por Kleber Karpov A direção do Instituto de Gestão Estratégica...

Procon-DF autua 27 escolas particulares por irregularidades em listas de materiais

Por Kleber Karpov O Procon-DF autuou (19/Jan) 27 das 30...

Destaques

Coleta de leite humano no DF fica abaixo da meta em 2025

Por Kleber Karpov A Rede de Bancos de Leite Humano...

Escola Superior de Ciências da Saúde alcança nota máxima no curso de Medicina

Por Kleber Karpov A Escola Superior de Ciências da Saúde...

Haddad desmente matéria do Estadão sobre ultimato ao GDF para realizar aporte no BRB de R$ 4 bilhões

Por Kleber Karpov O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou...

MEC aplica sanções contra cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) apresentou (19/Jan),...

Prazo para retirada do Cartão Uniforme Escolar termina em 21 de janeiro

Por Kleber Karpov Responsáveis por estudantes da rede pública de...