Por Kleber Karpov
A Carreta de Mamografia da Fundação Laço Rosa inicia os atendimentos em Brasília, nesta segunda-feira (24/Nov), com a oferta de mais de 500 exames gratuitos para o rastreamento do câncer de mama. A unidade móvel percorrerá regiões administrativas estratégicas, como Ceilândia, Estrutural e Sol Nascente, além do Plano Piloto, até o dia 29 de novembro.
O serviço é destinado prioritariamente a mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) com idade a partir de 40 anos, que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses. Mulheres abaixo dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem pedido médico e indicação clínica específica.
Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site oficial da campanha. A equipe da fundação entrará em contato via aplicativo de mensagens para confirmar o horário das usuárias selecionadas, respeitando critérios como idade e data do último procedimento.
Direito à saúde e parcerias
A iniciativa integra a campanha “O Laço que nos une é o autocuidado”, que pretende realizar 3 mil mamografias em todo o país até dezembro. A ação conta com patrocínio da iniciativa privada e apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher.
“Está escrito no art 176 da constituição federal que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, mas na prática sabemos que o acesso ao exame de mamografia ainda é desigual. Nos últimos 15 anos, a Laço Rosa se dedica a diminuir as barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama no Brasil”, ressaltou Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a importância da itinerância para a saúde pública. Segundo a gestora, oferecer exames gratuitos garante dignidade e assegura que a falta de acesso não seja um impedimento para o cuidado preventivo, aumentando as chances de cura que chegam a 95% nos casos de detecção precoce.
Cronograma de atendimento
A unidade móvel funcionará sempre das 10h às 17h. A programação começa em frente ao Palácio do Buriti (24/Nov), seguindo para a entrada da Estrutural (25/Nov). Nos dias 26 e 27 de novembro, a carreta estará na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, encerrando o roteiro no Sol Nascente, dias 28 e 29 de novembro.
Para a realização dos exames, podem se inscrever:
- mulheres, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 40 anos, e que não tenham realizado o exame nos últimos 12 meses.
- mulheres, usuárias do SUS, com menos de 40 anos, desde que tenham indicação clínica e apresentem o pedido médico.
As inscrições devem ser feitas no site www.mamografiasalva.com.br, por meio de formulário, ressaltando que o cadastro não garante a vaga. O exame é gratuito e as vagas são limitadas. Entre os critérios para seleção de beneficiárias estão: idade,data do último exame, indicação clínica e ordem de inscrição. As usuárias contempladas serão contactadas via whatsapp pela equipe da Fundação Laço Rosa para confirmar o agendamento do exame. Os atendimentos ocorrem das 10h às 17h, na unidade itinerante.
Veja os horários e locais de atendimento na Carreta de Mamografia:
- 24/11 (segunda-feira): Em frente ao Palácio do Buriti (Das 10h às 17h)
- 25/11 (terça-feira): Entrada da Região Administrativa da Estrutural ao lado do posto de saúde (Das 10h às 17h)
- 26 e 27/11 (quarta e quinta-feira): Casa da Mulher Brasileira, CNM O1, Ceilândia. (Das 10h às 17h)
- 28 e 29/11 (sexta e sábado): Sol Nascente – Estacionamento lateral do Fort Atacadista (Das 10h às 17h)
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










