Por Kleber Karpov
A Carreta da Inclusão, programa itinerante do Governo do Distrito Federal (GDF), encerrou a etapa na Praça da Bíblia, em Brazlândia, com o registro de mais de 2 mil atendimentos entre a terça (4) e a quinta-feira (6) de novembro. O serviço ofereceu acesso facilitado a diversos documentos e suporte social, aproximando as políticas públicas das pessoas com deficiência (PcD) e seus familiares. A ação, conduzida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), promoveu a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Carteira do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além disso, a iniciativa proporcionou aos moradores da região orientações jurídicas por meio da Defensoria Pública do DF, serviços da Polícia Civil, suporte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e informações sobre transporte acessível do BRB Mobilidade. O projeto demonstrou a importância de levar atendimentos essenciais diretamente à população, evitando longos deslocamentos.
Acolhimento e garantia de direitos
O foco da Carreta da Inclusão consiste em simplificar o acesso a direitos e benefícios, sendo este um elemento central do projeto. A secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) integram esta iniciativa em parceria com a Associação das Empresas Fomentadoras do Bem-Estar (AEFBE).
O secretário da Pessoa com Deficiência, William Ferreira, destacou que a ação vai além da prestação de serviços. O representante da pasta enfatizou que os documentos abrem portas e promovem a dignidade.
“Estamos oferecendo passe livre, inclusão profissional e intermediação para o passe interestadual, junto com outros serviços parceiros. Esses documentos geram acesso, garantem informação e proporcionam um atendimento humanizado. É também um momento de acolhimento para as pessoas com deficiência”, disse William Ferreira.
Impacto nas comunidades
Antes de chegar a Brazlândia, o projeto itinerante passou por São Sebastião e Sobradinho. Nessas etapas anteriores, foram somados mais de 2,2 mil atendimentos e emitidas mais de 800 carteirinhas. A inclusão da tecnologia assistiva também é um diferencial, com a carreta dispondo de uma arena gamer adaptada para o lazer e a socialização das PcD.
Outros ciclos do programa já beneficiaram cidades como Gama, Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Guará e Planaltina, registrando mais de 11 mil atendimentos no total. Para os beneficiários, como relatado em edições anteriores, a proximidade dos serviços resolve desafios logísticos de acesso, sobretudo para quem tem dificuldades de mobilidade. A Carreta da Inclusão tem previsão para encerrar a segunda edição em Ceilândia, entre 25 e 27 de novembro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










