18.5 C
Brasília
04 fev 2026 03:29

Câmara Legislativa aprova Emenda que inclui Organizações Sociais na Lei de Responsabilidade Fiscal

Texto contraria os interesses do Buriti, que tenta transferir parte da gestão da saúde pública para organizações sociais, e distoa de entendimento recente do TCU

Por Suzano Almeida

O plenário da Câmara Legislativa reservou uma surpresa desagradável para os planos do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de popularizar a implantação de organizações sociais (OSs) na Saúde do Distrito Federal. A bancada do PT conseguiu aprovar, em meio ao Projeto de Lei n° 1.271/2016, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentária  (LDO), emenda que inclui os gastos com as OSs na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O partido analisou o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), usado pelo próprio Palácio do Buriti para defender as OSs, e encontrou na análise que a implantação de organizações sociais ficaria foram da contabilização dos gastos da LRF. Entretanto, no mesmo documento, o TCU ressaltou que os gastos estaduais seriam definidos em lei aprovada pelo Poder Legislativo.

“Nós apenas seguimos o parecer, do ano passado, que o Tribunal de Contas do DF apresentou e que apontava que os gastos impactavam, sim, a LRF. Com isso, aprovamos a emenda e transformamos em lei os gastos. Para nós, substituir a mão de obra por terceirizados configura gasto com dinheiro público”, disse Wasny de Roure (PT).

Com a medida, o GDF, que está no limite prudencial da LRF, fica sem condições de implantar OSs no Distrito Federal, a menos que consiga reduzir consideravelmente os gastos.

O projeto de lei segue agora para a sanção do governador, que pode ainda vetar a emenda. No entanto, caso isso ocorra, o veto pode ser derrubado pela Câmara.

Fonte: Metrópoles

Destaques

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis Rocha autoriza novo concurso público com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...