Por Kleber Karpov
O Banco de Brasília (BRB) comunicou aos acionistas e ao mercado a contratação do escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Romano Advogados para conduzir uma investigação independente sobre fatos relacionados à Operação Compliance Zero.
A medida dá continuidade ao comunicado emitido pela instituição financeira em 19 de novembro de 2025. O trabalho jurídico contará com a assistência técnica da Kroll Associates Brasil Ltda.
Comitê Independente
Os resultados da apuração serão reportados exclusivamente a um Comitê Independente de Investigação. O grupo foi instaurado em 28 de novembro de 2025, por meio da Portaria Presi nº 2025/016. A composição do comitê é formada por executivos que não exerceram funções no banco durante o período sob análise.
Governança e sigilo
O BRB reiterou o compromisso de manter o mercado informado sobre desdobramentos relevantes, seguindo as práticas de governança corporativa. A divulgação respeitará a legislação vigente e a Resolução CVM nº 44/2021. A instituição ressalvou que dados sob sigilo serão protegidos para garantir a integridade da apuração e os interesses da companhia.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










