Por Kleber Karpov
O mercado financeiro brasileiro apresentou alívio nesta segunda-feira (27/Out), um dia após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos. O índice Ibovespa, da B3, encerrou o dia com uma alta de 0,55%, atingindo 147.969 pontos, o que configura um novo recorde histórico. Após ter acumulado queda, o indicador registrou elevação de 0,5% no mês de outubro.
No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou a R$ 5,37, o que representou um recuo de 0,42% em relação ao dia anterior. A moeda norte-americana, que chegou a R$ 5,36 na mínima do dia, alcançou o menor valor registrado desde 08 de outubro. A divisa acumula alta de 0,88% no mês, mas apresenta queda de 13,11% no acumulado de 2025.
Fatores internos e externos contribuíram para a reação positiva do mercado. No cenário internacional, a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada no domingo (26 de outubro), foi vista como um elemento de redução das tensões para o Brasil.
Em um movimento paralelo, a bolsa estadunidense também apresentou resultados favoráveis, com o índice S&P 500 (que agrega as 500 maiores companhias do país) batendo recorde. O anúncio feito por Trump sobre a reabertura de negociações entre os Estados Unidos e a China, feito na véspera, ajudou a elevar o preço das commodities no mercado internacional, um fator que tende a favorecer as economias de países emergentes.
No cenário doméstico, a forte desaceleração da prévia da inflação oficial, divulgada para o mês de outubro, teve um impacto positivo direto no mercado de ações. O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras, reduziu a previsão de inflação oficial para 2025, estimando o índice em 4,56%.
A agenda de encontros de alto nível segue aquecida. Está prevista, para a quinta-feira (30 de outubro), uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Bolsa de Valores, Dólar, Lula, Donald Trump, Ibovespa, Câmbio, Inflação, Cenário Econômico, B3, Boletim Focus










