19.5 C
Brasília
23 jan 2026 09:11

Banco Master: CMN altera regras do Fundo Garantidor para fortalecer estabilidade do sistema financeiro

Mudanças permitem ajuste de contribuições de bancos e agilizam pagamento de garantias para investidores

Por Kleber Karpov

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a reforma do estatuto e do regulamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para alinhar a instituição às normas internacionais de segurança bancária (22/Jan). A decisão ocorre simultaneamente ao processo de ressarcimento dos investidores do Banco Master, cuja liquidação foi decretada no final de 2025. O Ministro da Fazenda autorizou as novas diretrizes que visam dar maior previsibilidade e rapidez ao pagamento de garantias em casos de falência de instituições financeiras.

A principal alteração normativa permite que o conselho de administração do FGC proponha a alteração das alíquotas de contribuição das instituições associadas conforme a necessidade do fundo. Para assegurar a liquidez necessária diante de grandes liquidações, o fundo deve antecipar em até cinco anos as contribuições dos bancos ou instituir cobranças extraordinárias. Atualmente, o FGC gerencia um passivo estimado em R$ 47 bilhões referente às garantias do grupo Master e do Will Bank.

Agilidade no pagamento de garantias

O novo regulamento estabelece o prazo máximo de três dias para o início do pagamento aos credores, contados a partir do recebimento dos dados oficiais enviados pelos liquidantes. A medida busca reduzir a incerteza no mercado e proteger pequenos investidores que possuem recursos em produtos cobertos, como CDBs e LCIs. O fundo também ampliou o suporte para a transferência de controle de instituições em crise, visando evitar liquidações traumáticas que impactem a solidez do Sistema Financeiro Nacional.

Por meio de nota oficial comissão do FGC referenciou o impacto das novas regras do fundo. “As alterações permitem tornar o processo de pagamento de garantias mais rápido, previsível e alinhado às melhores práticas internacionais. Contribuem para maior estabilidade e solidez do Sistema Financeiro Nacional, sem impacto sobre liquidações já em curso”, informou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Fachin defende atuação de Dias Toffoli em investigação sobre o Banco Master

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz...

BRB lança portal BRBPay para parcelamento de débitos e tributos em até 24 vezes

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) disponibilizou o portal...

BRB conclui entrega de 152 mil Cartões de Uniforme Escolar para rede pública do DF

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) finalizou a distribuição...

Hemocentro abre inscrições para curso de atualização em transfusão de hemocomponentes

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em cooperação...

Governo Federal propõe Enamed como exame de proficiência obrigatório para médicos

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou a intenção de transformar...

DPDF lança curso online gratuito sobre saúde mental para população e servidores

Por Kleber Karpov A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) disponibilizou,...

Destaques

Fachin defende atuação de Dias Toffoli em investigação sobre o Banco Master

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz...

BRB lança portal BRBPay para parcelamento de débitos e tributos em até 24 vezes

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) disponibilizou o portal...

BRB conclui entrega de 152 mil Cartões de Uniforme Escolar para rede pública do DF

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) finalizou a distribuição...

Hemocentro abre inscrições para curso de atualização em transfusão de hemocomponentes

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em cooperação...

Segurança Pública do DF abre mil vagas em curso de prevenção à violência contra a mulher para setor privado

Por Kleber Karpov A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal...