20.5 C
Brasília
07 mar 2026 04:44

Ato contra anistia e ‘PEC da Blindagem’ leva milhares às ruas no Distrito Federal

Manifestação ocupou as seis faixas da via na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov

Milhares de pessoas marcharam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (21/Set), em protesto contra a anistia aos golpistas e a chamada “PEC da Blindagem”. A passeata, que durou das 9h às 14h, ocupou as seis faixas do Eixo Monumental e seguiu por um trajeto de aproximadamente 1,5 quilômetro até o Congresso Nacional, onde o ato foi encerrado com um show do cantor e compositor Chico César.

Sem anistia

Sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”, manifestantes seguiram um pequeno trio elétrico aos gritos de “sem anistia” e “queremos Bolsonaro na cadeia”. Os protestos pedem o cumprimento da condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação na trama golpista que culminou nos atentados de 8 de janeiro de 2023. Cartazes exibiam frases como “sem bandidagem”, em referência à proposta que exige autorização do Parlamento para processar criminalmente deputados e senadores. O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), foi um dos principais alvos, com cartazes que diziam “Motta Capacho” e “Centrão ladrão”, por seu papel em pautar as votações.

Indignação popular

A indignação com as propostas mobilizou diversos cidadãos. A bancária Keyla Soares, de 42 anos, classificou a PEC como “ofensiva” e um ato de autoproteção dos políticos. “É uma sem vergonhice. Eles só trabalham em defesa deles mesmos. O Brasil tem que se unir contra isso”.

Sara Santos participou de ato contra o projeto de Anista aos golpistas de 8/1 e a PEC da Blindagem Marcelo Camargo/Agência Brasil

A estudante Sara Santos, de 26 anos, criticou duramente a anistia. “Depois de tudo que a gente viveu com a ditadura militar, não podemos aceitar anistia contra quem atacou a democracia e tentou dar um golpe de Estado”, justificou.

A delegada aposentada Maria Lúcia de Souza, de 62 anos, expressou revolta com a articulação política no Congresso. “Estão subestimando nossa inteligência. Acha que somos burros. Na semana que saem notícias de suposto envolvimento do Rueda [presidente do União Brasil] com o PCC, eles aprovam essa PEC da Bandidagem”, disse. Ela se referiu a reportagens que apontam uma suposta conexão entre o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e a organização criminosa, acusações que são negadas pelo partido e por seu dirigente.

O servidor público Albert Scott, 47 anos, defendeu o resgate dos símbolos nacionais. Ele criticou a anistia para quem financiou a tentativa de golpe e pediu para “resgatar nossa bandeira” e “nossas cores verde e amarela”, que foram “sequestradas” pela extrema-direita.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...