18.5 C
Brasília
07 mar 2026 06:44

Associação Pestalozzi de Brasília ganha micro-ônibus

O veículo vai reforçar a mobilidade no transporte de idosos e pessoas com deficiência da rede de proteção social

O filho da baiana Éden Marquês (71 anos), Robertinho (50), há mais de 30 anos é acompanhado pela Associação Pestalozzi. Morando no Distrito Federal há cerca de 10 anos, ela relata o amor do filho pela instituição. “Nesse momento de pandemia, ele, que tem deficiência intelectual, chegou a ficar doente de tanta saudade. Robertinho tem esse espaço como a casa dele”, relata Éden.

Assim que as atividades presenciais voltarem ao normal, Robertinho e seus colegas vão ter uma surpresa. Um micro-ônibus novo, adaptado para pessoas com deficiência. O veículo vai reforçar o transporte dos atendidos pela Pestalozzi em passeios, visitas de campo e outras saídas externas, como aquelas em que os assistidos têm aulas de jiu-jitsu. “Esse veículo significa mais autonomia para os nossos usuários. Assim, vamos poder oferecer, cada vez mais, um serviço melhor para essas pessoas que tanto precisam”, comemora o presidente da Pestalozzi, Sérgio Belmonte.

“Trata-se de uma instituição que cumpre uma linda e fundamental missão, reconhecida nacionalmente. O MOBSuas garante o transporte de qualidade e com segurança para funcionários e usuários dos serviços da Assistência Social”

Mayara Noronha Rocha, secretaria de Desenvolvimento Social

O micro-ônibus foi doado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) na manhã desta quinta-feira (12), por meio do programa MOBSuas, do governo federal. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, a mobilidade é uma forma de garantir os direitos dos usuários da Política de Assistência Social.

“Trata-se de uma instituição que cumpre uma linda e fundamental missão, reconhecida nacionalmente. O MOBSuas garante o transporte de qualidade e com segurança para funcionários e usuários dos serviços da Assistência Social”, destaca Mayara.

A secretária Mayara explica ainda que a Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do DF tem atuado na inclusão das pessoas em vulnerabilidade social. “Esse veículo vem para garantir a inclusão social e a cidadania aos usuários das unidades de assistência social, em especial para as pessoas com deficiência, uma vez que o micro-ônibus é totalmente adaptado”, acrescenta.

Atualmente, a Associação Pestalozzi de Brasília atende 135 usuários, em período integral, com deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo nas áreas de assistência e educação. “Com essa mobilidade será possível oportunizar aos usuários atividades e serviços que, sem o veículo, eles não poderiam participar, em especial as pessoas com deficiência”, afirma a coordenadora-geral da Pestalozzi Brasília, Luciana Siqueira Pinho.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...