Por Kleber Karpov
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (16/Set), a apreensão e proibiu a comercialização do azeite de oliva Los Nobles e do suplemento alimentar Zempyc Natural em todo o território nacional. Publicada no Diário Oficial da União, a resolução aponta o azeite como produto clandestino e o suplemento por ter origem desconhecida e propaganda enganosa.
Origem clandestina
Segundo a Anvisa, o azeite de oliva da marca Los Nobles é clandestino, pois não possui autorização da agência brasileira nem registro na Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (Anmat), órgão responsável pela fiscalização de produtos na Argentina. A medida proíbe a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto.
Suplemento irregular
Na mesma resolução, a Anvisa vetou o suplemento alimentar Zempyc Natural, que promete emagrecimento e tem sido comercializado em sites e redes sociais. De acordo com a agência, o produto tem origem e composição desconhecidas, além de ser divulgado por meio de propagandas enganosas que alegam queima de gordura, redução do apetite e aceleração do metabolismo.
A Anvisa afirma ainda que o rótulo do produto utiliza o nome de uma empresa farmacêutica que, ao ser procurada, “declarou que não localizou em seus controles internos, nenhum produto com a denominação de Zempyc”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










