Por Kleber Karpov
Os estados, municípios e o Distrito Federal (DF) têm até o próximo domingo (25/Jan) para solicitar ajustes ou realizar a adesão ao projeto Mais Médicos Especialistas. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo principal aumentar a oferta de profissionais especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em regiões prioritárias do país, através da oferta de cursos de aprimoramento. O processo de inscrição deve ser feito exclusivamente por meio do sistema eletrônico oficial do projeto.
A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar a qualificação de médicos enquanto eles já atuam em suas atividades regulares no SUS. Para participar, os gestores devem acessar a plataforma digital designada e seguir as orientações específicas para seu perfil.
O Ministério da Saúde detalhou o procedimento de inscrição para os interessados. Gestores de entidades já elegíveis devem selecionar a opção “Recurso”, enquanto novos participantes devem escolher a opção “Adesão”.
“Ao acessar o sistema, o gestor deve, inicialmente, identificar corretamente o seu perfil, selecionando uma das opções disponíveis. A alternativa “Recurso” é destinada aos gestores já elegíveis, conforme lista previamente publicada, enquanto a opção “Adesão” contempla novos municípios, estados ou o Distrito Federal que não foram incluídos na priorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025”
Após o encerramento do prazo de adesão, o Ministério da Saúde informou que a análise das solicitações será realizada entre os dias 26 e 28 de janeiro. A publicação do resultado final está prevista para o dia 29 de janeiro. A formalização da participação ocorrerá com a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso pelo ente federativo e pelo gestor do serviço de saúde indicado.
Regras para vagas
Conforme as regras estabelecidas, os municípios, os estados e o DF são responsáveis por informar o número de vagas disponíveis, com base na capacidade de atendimento de seus respectivos serviços de saúde. O edital também prevê a possibilidade de solicitação de novas vagas.
Serviços que demonstrem ter condições de receber médicos para os cursos de aprimoramento podem solicitar a criação de novas posições. Esta medida visa ampliar a participação dos territórios e levar a atenção especializada a um número maior de regiões no país, reforçando a estrutura do SUS.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










