Por Kleber Karpov
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta quinta-feira (02/Out), uma audiência pública para debater a nova resolução que definirá os indicadores de qualidade para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A medida visa alinhar a regulação do DF a uma norma da Agência Nacional de Águas (ANA) e modernizar a fiscalização dos serviços.
O encontro reuniu mais de 50 pessoas na sede da Adasa, entre usuários, representantes de órgãos públicos e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Durante o evento, foi apresentada a minuta da resolução, que ficará aberta a contribuições da sociedade por e-mail até o dia 05/Out.
Qualidade, perdas e reclamações
A proposta estabelece novos parâmetros para avaliar a eficiência da prestação dos serviços no DF. Entre os indicadores que serão monitorados estão os índices de atendimento e cobertura de água e esgoto, perdas na distribuição, análises de qualidade, como a presença de coliformes, e a frequência de interrupções no fornecimento.
O documento também prevê o acompanhamento do tempo médio de reparo de extravasamentos de esgoto e o registro de reclamações de usuários, com a obrigação de publicação de relatórios anuais na internet para garantir o controle social. “A importância desta nova resolução reside na sua capacidade de modernizar a gestão. Ela traz instrumentos para aprimorar a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços”, destacou o regulador da Adasa, Fábio Diniz.
Após o período de consulta, a versão final da resolução será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










