Por Kleber Karpov
O Aceleratech, no Recanto das Emas, deve abrir novas vagas de capacitação tecnológica para pessoas da terceira idade. A iniciativa, que busca ampliar a inclusão, oferece formação gratuita que gera autonomia e participação social. Os cursos devem ajudar a suprir a falta de familiaridade com tecnologias, o que pode limitar acesso a serviços, informação e contato com familiares e amigos.
O programa, promovido pelo Instituto Bem Viver DF em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI-DF), deve disponibilizar três cursos principais, com duração de duas semanas cada. Eles são: Informática Básica e Intermediária (foco em habilidades essenciais para o mercado de trabalho), Design Gráfico e Editor Mobile (edição via celular e dispositivos móveis).
Inclusão e oportunidades
O Aceleratech deve oferecer mais de 200 vagas e destina parte delas para pessoas da terceira idade. Os cursos são presenciais e on-line, com turmas no período da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h). A capacitação tem linguagem acessível e foco prático para atender a quem está começando ou quem deseja se aprimorar.
Aprender a usar computador, celular e aplicativos é essencial para garantir independência e autoestima. A capacitação favorece também o acesso a serviços públicos e privados, comunicação com familiares, novas oportunidades de renda ou projeto pessoal.
Sobre a importância da iniciativa, Samara da Silva, presidente do Instituto Bem Viver DF, afirmou que tornar a tecnologia acessível para quem tem mais experiência e história de vida é valorizar conhecimento. A tecnologia não deve ser privilégio de poucos.
“A tecnologia não deve ser privilégio de poucos: torná-la acessível para quem tem mais experiência e história de vida é valorizar conhecimento, promover igualdade e mostrar que nunca é tarde para aprender”, disse Samara da Silva.
Serviço: Projeto Aceleratech
Local: Quadra 203, Lote 19, Sala 202, Avenida Recanto das Emas (sobre a loja Mundo do Estudante)
Período: 1/12 a 2/1
Inscrições: WhatsApp – (61) 98200-0429
Realização: Instituto Bem Viver DF
Apoio: Administração Regional do Recanto das Emas
Fomento: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-DF)
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










