CLDF relembra 75 anos da expulsão dos palestinos do território de Israel

Em homenagem ao povo palestino, a Câmara Legislativa realizará, nesta quinta-feira, dia 26, sessão solene para relembrar a opressão histórica ao povo palestino e a disputa pelos territórios na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, retomadas em 15 de maio de 1948. O episódio ficou mundialmente conhecido como Nakba (catástrofe, em árabe), que mudou os destinos daquela nação ao expulsar violentamente cerca de 750 mil pessoas da região. “A luta do povo palestino é pela libertação e a emancipação nacional, além de ser, ainda, uma luta por direitos físicos, humanos e políticos”, justifica o autor da iniciativa, deputado Gabriel Magno (PT).

Segundo lembra o parlamentar, a Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 1948 e a Resolução 3.236 de 1974 e sua Convenção garantem aos palestinos o “direito de retorno”. Os palestinos reivindicam que Israel acate as decisões da ONU e retroceda aos limites territoriais vigentes em 1948. As regras defendem que aquele povo tenha direito de andar livres em seu estado sem serem barrados, fichados, presos ou mortos pelo exército israelense.

Neste ano, de forma inédita, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) rememorou o Dia da Nakba, como os palestinos descrevem a criação do Estado de Israel e a limpeza étnica contra eles. “Foi uma ocasião para reafirmar que o nobre objetivo de justiça e paz requer reconhecer a história e a realidade do povo palestino e garantir que seus direitos sejam respeitados”, afirma Gabriel.

O evento “Em Memória de Nakba – Catástrofe Palestina”, está previsto para ter início às 19h, no Plenário do Parlamento e contará com a participação de representantes do corpo diplomático palestin, como o embaixador Ibrahim Mohamed Khalil e o vice-chefe da missão diplomática no Brasil, Ahed Alasaad, representantes da comunidade em Brasília, além de outras autoridades.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...