21.5 C
Brasília
23 jan 2026 12:20

Saúde participa de mutirão do TJDFT para atender pessoas em situação de rua

Foram realizados 493 atendimentos e aplicadas 500 doses de vacinas contra influenza e covid

Por Michelle Horovits

A Secretaria de Saúde (SES) participou nesta semana do 5º Mutirão PopRuaJud juntamente com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e outros órgãos. Na ação, voltada a pessoas em situação de rua, a pasta ofertou 493 atendimentos de psicologia, clínica geral, pequenos curativos, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e medicamentos. Também foram aplicadas 250 doses de vacina contra influenza e 250 da covid-19.

Realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a atividade promovida pelo TJDFT disponibiliza serviços públicos gratuitos e básicos ao exercício da cidadania e também acesso ao sistema de Justiça.

Gabriel dos Santos, de 28 anos, está em situação de rua há dez anos. Há oito, ele é atendido pela equipe do projeto Consultório na Rua da SES. Quando soube do mutirão, não pensou duas vezes e se inscreveu. “Já fiz vários tratamentos com o pessoal de saúde. E sempre trago alguém próximo que precisa de ajuda. Hoje, tomei a vacina de influenza e bivalente”, conta.

A gerente de atenção à saúde de população vulneráveis, Juliana Soares aponta a importância do serviços prestados durante o evento.

A chefe da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais da SES, Juliana Soares, explica que duas equipes do Consultório na Rua, com 16 profissionais, estavam disponíveis para atendimento no evento. Segundo ela, a demanda é grande no DF. “As nossas cinco equipes já cadastraram mais de 4.500 pessoas em situação de rua.”

O Consultório na Rua conta com o trabalho de assistente social, enfermeiro, médico, psicólogo e técnicos de enfermagem. “Além do conhecimento técnico, a atuação também envolve articulações intersetoriais para além da saúde. Essa ação nos traz justamente essa possibilidade, de dialogar com outras áreas, principalmente com a Secretaria de Desenvolvimento Social”, afirma Juliana.

A coordenadora do PopRuaJud e juíza do TJDFT, Luciana Yuki, afirmou que mais de 600 pessoas em situação de rua participaram dessa edição. “O serviço de saúde sempre foi o mais demandado. Então ter hoje esses atendimentos agregados aqui é de suma importância”, ressalta.

Francisco Fábio, de 35 anos, vive em situação de rua e foi atendido pela equipe multidisciplinar.

Francisco Fábio, de 35 anos, também em situação de rua, aproveitou a participação no mutirão para medir a pressão, pegar o medicamento para dor no joelho e tomar as vacinas de covid-19 e influenza. “Já sou atendido pela equipe de saúde, faço um tratamento no joelho com ortopedista e tenho apoio psicológico”, relata.

 

 

 

Fachin defende atuação de Dias Toffoli em investigação sobre o Banco Master

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz...

BRB lança portal BRBPay para parcelamento de débitos e tributos em até 24 vezes

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) disponibilizou o portal...

BRB conclui entrega de 152 mil Cartões de Uniforme Escolar para rede pública do DF

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) finalizou a distribuição...

Hemocentro abre inscrições para curso de atualização em transfusão de hemocomponentes

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em cooperação...

Governo Federal propõe Enamed como exame de proficiência obrigatório para médicos

Por Kleber Karpov O Governo Federal anunciou a intenção de transformar...

DPDF lança curso online gratuito sobre saúde mental para população e servidores

Por Kleber Karpov A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) disponibilizou,...

Destaques

Fachin defende atuação de Dias Toffoli em investigação sobre o Banco Master

Por Kleber Karpov O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz...

BRB lança portal BRBPay para parcelamento de débitos e tributos em até 24 vezes

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) disponibilizou o portal...

BRB conclui entrega de 152 mil Cartões de Uniforme Escolar para rede pública do DF

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) finalizou a distribuição...

Hemocentro abre inscrições para curso de atualização em transfusão de hemocomponentes

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em cooperação...

Segurança Pública do DF abre mil vagas em curso de prevenção à violência contra a mulher para setor privado

Por Kleber Karpov A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal...