Ricardo Vale protocola Projeto que impede, definitivamente, GDF de contratar Organizações Sociais

Ricardo Valle tenta barrar Organizações Sociais no DF

“Não podemos conviver diariamente com essa ameaça de privatização do Serviço Único de Saúde no Distrito Federal”

Por Kleber Karpov

O Deputado distrital, Ricardo Valle (PT) protocolou na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na terça-feira (5/Abr), uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica, (PELO) nº 43/2016, para tentar impedir, em definitivo, que os governadores do DF possam instituir a utilização de Organizações Sociais (OSs) na gestão da Saúde do DF.

Para o Parlamentar cabe ao Estado a responsabilidade de gerir por meio de recursos próprios e de forma direta a saúde pública do DF, o que inclui o custeio com  os servidores subordinados à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Vale anunciou, na rede social Facebook, o protocolo da PELO 43/2016, para barrar gestão da Saúde do DF por meio de OSs.

“A saúde pública deve ser prestada pelo próprio Estado, de forma direta, por intermédio de profissionais que estejam a ele subordinados e não por contratos de gestão com entidades qualificadas como organização social.”.

Na postagem, Vale observou que o governo tem ventilado a intenção de o GDF repassar, às OSs, a execução de serviços de Saúde, o que, segundo o deputado: “Isso contraria o sentido do Sistema Único de Saúde, uma das maiores conquistas da população brasileira.”, afirma.

Valle lembra que a Constituição Federal, no art. 198, § 2º, faculta à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, aplicar as ações e serviços de Saúde: “Mas a aplicação desses recursos deve ser feita sem a intermediação da gestão ou da execução, sob pena de se transformar em fonte de lucratividade de organizações que se dizem sem fins lucrativos, mas que, na prática, muitas vezes, servem para conseguir faturas milionárias do Estado em nome de uma finalidade inexistente. Não podemos conviver diariamente com essa ameaça de privatização do Serviço Único de Saúde no Distrito Federal. Conto com o apoio dos servidores da Saúde, da população do DF e dos deputados distritais para aprovação desse projeto. A luta por melhorias no SUS é de todos nós!!!”

Assinaturas

Além de Valle, já assinaram a PELO os deputados Bispo Renato (PR) Chico Vigilante (PT), Reginaldo Veras (PDT) Raimundo Ribeiro (PPS) Rodrigo Delmasso (PTN) e Wasny de Roure (PT).

1a  23

Celina Leão descarta desativação da Feira Agroecológica da Ponta Norte em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Justiça Federal julgou improcedente, na última...

Enem 2026: primeiro dia de provas ocorre neste domingo (8)

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Brasil estima alcance de até 860 mil casos prováveis de dengue em 2027

Por Kleber Karpov O Brasil contabiliza estimativa de até 860...

Construção da UPA de Águas Claras entra na reta final com investimento de R$ 17,6 milhões

Por Kleber Karpov As intervenções de construção da nova Unidade...

São Paulo confirma 67 casos de mpox em um mês

Por Kleber Karpov O território paulista contabilizou 67 novas infecções...

Destaques

Celina Leão descarta desativação da Feira Agroecológica da Ponta Norte em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Equipes do Samu-DF participas de curso de capacitação da PCDF para preservação de vestígios em cenarios de crimes

Por Kleber Karpov Trabalhadores da saúde vinculados ao Serviço de...

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Justiça Federal julgou improcedente, na última...

Enem 2026: primeiro dia de provas ocorre neste domingo (8)

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Seminário do IGESDF debate estratégias nutricionais e segurança alimentar na rede pública de Saúde

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...