10.9 C
Brasília
17 jun 2025 01:38

Com licitação em andamento desde 2014, Saúde do DF anuncia contratação emergencial de lavanderia. Falta gestão?

Gestora da Saúde critica descontinuidade dos serviços com trocas de secretários e as manutenções de contratos de emergências por parte da Secretaria de Saúde

Por Kleber Karpov

20160405213010

Esse foi o questionamento de uma gestora da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que pede para não ser identificada, após a SES-DF publicar no Diário Oficial do DF (DODF)(4/Abr), a Dispensa de Licitação, Emergencial, para contratação de lavanderia especializada em lavagem de roupas hospitalares, ao custo estimado de R$ 10,79 milhões. Segundo a servidora, a Secretaria mantém processo para realização e licitação para escolha de uma empresa de lavanderia.

“Há um processo licitatório iniciado desde 2014 e já houve tempo hábil para que se começasse a escolha de uma empresa. E a mesma coisa temos visto acontecer com o caso das empresas de refeições hospitalares. A Sanolli [empresa que fornece refeição hospitalar] permanece até hoje com contrato emergencial, portanto, não há nada de novo na Secretaria de Saúde.”.

A gestora observou ainda que o GDF mantêm a Saúde do DF sob decreto de Estado de Emergência por mais de um ano.

“O governo está tornando regra o que deveria ser exceção. Estamos quase finalizando o terceiros semestre em que a Saúde está sob Estado de Emergência. O governo não tem mais a desculpa da falta de recursos, afinal em 2015 os deputados na Câmara [Legislativa do DF (CLDF)], garantiu ao governo o aumento de arrecadação com aumento de impostos, e no entanto é isso que temos visto. O GDF em nenhum momento parece ter cogitado a retira da Saúde do Estado de Emergência e com isso pretende dar continuidade aos contratos emergenciais que custam mais caro para o governo e consequentemente para a população.”.

Descontinuidade

A servidora apontou ainda a descontinuidade de processos, uma vez que o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), efetuou a terceira troca de secretário de Saúde, em pouco mais de um ano de governo.

“Não se mexe em time que está ganhando e Gondim [ex-secretário de Saúde do DF que deixou a SES-DF em fevereiro], era um bom gestor, encaminhou a descentralização da Saúde, começou a reestruturação da Pasta e de repente, sem um motivo aparente, pois ninguém explicou o motivo da Saída de Gondim, o governador vem e troca o secretário. Isso descontinua e emperra o andamento dos processos.”.

Suspensão de atendimentos e mortes

Nas unidades de saúde, casos são relatados de acompanhantes que levam lençóis para lavar em casa e o mais grave, procedimentos cirúrgicos que são cancelados por falta, por exemplo, de capotes, para uso dos profissionais de saúde. A esses problemas já foram associados à mortes de pacientes nos Hospitais Regional da Asa Norte (HRAN) e de Santa Maria (HRSM), embora a SES-DF negue a relação nos dois casos.

Nesse último casos após a NJ Lavanderia se recursar a continuar a lavar as roupas hospitalares sob argumento de estar com os pagamentos em atraso. Isso afetou os atendimentos nos Hospitais Regionais de Sobradinho (HRS), Gama (HRG) e HRSM.

Secretaria de Saúde

Política Distrital questionou a continuidade de contrato emergencial para dar continuidade às lavagens de roupas hospitalares, uma vez que há um processo licitatório em curso. Por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom) a SES-DF confirmou a existência de processo licitatório em andamento e se justificou.

“Não foi realizado processo para licitação regular de empresa terceirizada para serviços de lavanderia em 2014. Um processo licitatório foi aberto em 2015 e o mesmo encontra-se em tramitação na fase de pesquisa de preço. A previsão é que a abertura das propostas e divulgação seja definida até o final desse semestre. Para que os serviços não fossem prejudicados, foi aberto processo emergencial de modo a evitar impacto direto na assistência com risco de infecção hospitalar e demais problemas sanitários. De tal modo, a SES/DF informa que uma vez concluído o processo regular, o feito de modo emergencial é imediatamente suspenso.”.

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

Por Alex Rodrigues O Ministério das Relações Exteriores reforçou, na tarde...

Programa de saúde reprodutiva da mulher entra em vigor no DF

Por Denise Caputo Promover ações integradas para a saúde ginecológica...

Em meio à prestação de contas, IGESDF aceita receber enfermeiros que ameaçam greve

Marco Túlio Alencar Na segunda parte da audiência pública para...

Destaques

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

“Vamos auditar todos os contratos de ponta a ponta”, afirmou presidente do IGESDF durante prestação de contas na CLDF

Por Kleber Karpov O presidente do Instituto de Gestão Estratégica...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...