18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:03

HIV/Aids ainda representa grave problema de saúde pública

Saiba quais são formas de transmissão do vírus HIV e a importância do tratamento precoce

A campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis denominada Dezembro Vermelho visa trazer ao debate e chamar a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ao longo do tempo, as células do sistema imunológico são destruídas, o que torna a pessoa vulnerável a diversas infecções chamadas de oportunistas.

O vírus é transmitido de uma pessoa para outra, principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, de mãe para filho durante a gestação, parto e a amamentação, ou ainda pelo uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado e acidentes com instrumentos que furam ou cortam (perfurocortantes) contaminados.

“Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da Aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV – tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz.

Assim, ela chama a atenção para a importância de iniciar o tratamento adequado oportunamente. “Quando não tratado em tempo oportuno e adequadamente, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções oportunistas”, alerta.

A orientação é para que as pessoas assim que expostas ao vírus, façam o teste e, se der positivo, busquem um serviço de saúde para iniciar o tratamento o quanto antes.

Tratamento

O tratamento é feito por meio de medicamentos antirretrovirais (coquetel) e deve ser iniciado o mais breve possível. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e impedem que o vírus se replique dentro das células de defesa.

Beatriz ressalta que o diagnóstico precoce, combinado com o tratamento oportuno com as medidas de prevenção e profilaxias, contribui não só para reduzir a transmissão sexual e a transmissão vertical como também aumentam a qualidade de vida da pessoa com HIV/Aids, permitindo manter a doença controlada. “Uma pessoa com HIV, se for diagnosticada e tratada precocemente, reduz o risco de desenvolver Aids ou até mesmo de transmitir para outras pessoas”, ressalta.

“O uso regular dos antirretrovirais é fundamental ainda para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas”, completa Beatriz.

O que a rede pública de saúde do DF oferece?

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal mantém 11 serviços de referência no tratamento de HIV/Aids, onde cerca de 12 mil pacientes recebem tratamento e medicamentos antirretrovirais. Confira abaixo a lista dos locais:

– Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin – antigo Hospital Dia da Asa Sul)
– Policlínicas de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Gama e Lago Sul

– Ambulatórios de infectologia do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria, do Hospital Regional de Sobradinho e do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Além deles, a gerente acrescenta que as unidades básicas de saúde (UBS) oferecem testes rápidos e fornecem insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) durante todo o ano.

“A rede de urgência e emergência atua no atendimento aos usuários que necessitam de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV e outras IST-PEP (exposição sexual consentida, violência sexual e acidentes com materiais biológicos). Na Rodoviária do Plano Piloto, o Núcleo de Testagem e Aconselhamento realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais”, pontua Beatriz.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...