22.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:51

Servidores da Saúde o DF seguem sem pagamento das horas extras

Definição de data depende de disponibilidade financeira na Fazenda.

Por Kleber Karpov

Embora a Secretaria tenha anunciado o pagamento das Horas Extras (HEs) para este mês, a expectativa dos servidores da Saúde do DF era ver os valores, creditados em conta corrente, junto com o pagamento do salário de janeiro realizado na sexta-feira (5/Fev), o que não ocorreu. Com o atraso, desde setembro de 2015, as entidades sindicais orientam os servidores a pararem de fazer HEs. A secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por sua vez, pede compreensão e embora não mencione o dia, afirma que pagamento será efetuado neste mês.

Nos últimos quinze dias, Política Distrital recebeu diversos questionamentos de servidores da Secretaria,  em relação a data de pagamento das Horas Extras (HEs). O Blog fez diversas apurações, porém, sem informação concreta sobre informação concreta. Isso porque de acordo com a Assessoria de Comunicação da SES-DF o pagamento das HEs depende de disponibilidade de recursos por parte da Secretaria de Estado de Fazenda do DF (Sefaz): “Os pagamentos das horas extras são feitos à medida que existe disponibilidade financeira.”.

Outro receio dos trabalhadores é que as HEs sejam convertidas em banco de horas. Isso porque segundo denúncia de um servidor que prefere não ser identificado: “Estão dizendo aqui nos grupos da Saúde [por meio do aplicativo Whatsapp] que secretaria de Saúde SES-DF vai converter as HEs, de setembro à janeiro, em banco de horas.”. Sobre o assunto a SES esclarece: “Não há previsão de conversão de conversão das horas-extras em banco de horas.”.

Suspensão

O Blog conversou com o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Jorge Vianna, que afirmou compreender as dificuldades do governo, mas criticou a insensibilidade do governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), em relação a “possível falta de compromisso” para com os trabalhadores.

“Sempre brigamos pela questão do pagamento das Horas Extras, desde o governo Agnelo. A situação está insustentável. Ainda mais nesse momento em que não houve o reajuste, eles [os servidores] continuaram fazendo [as horas extras], para ter uma renda extra para complementar. A gente sabe que existe a dificuldade financeira do GDF mas, o governador não pagar as horas extras, dá a impressão que não tem muito compromisso com os trabalhadores. Ele nem fala para não fazer e nem paga.”

Vianna explicou que o Sindate-DF deve acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir o pagamento das HEs aos servidores: “O Sindicato vai entrar com uma denúncia no MPT, porque o trabalhador tem que receber ou, pelo menos, ter um compromisso, oficial, e não ficar sendo assediado moralmente como está sendo constantemente. A gente entende isso como uma pressão psicológica e um assédio moral contra os trabalhadores.”.

O Sindicalista criticou ainda o que chamou de “falta de prioridades” por parte de  Rollemberg:. “O GDF gastava cerca de R$ 15 milhões mensais para a folha de pagamento das horas extras e a gente sabe que esse valor vem diminuindo. Mas é inadmissível o governo deixar de pagar para ter esses profissionais trabalhando um pouco mais satisfeitos, já que não houve o reajuste.”, disse ao criticar: “Mas ele [Rollemberg] prefere não pagar e investir o dinheiro em outras coisas, a exemplo do carnaval. Doar 10 mil, um milhão, dois milhões tem o mesmo sentimento. Ou seja, deixou de pagar os trabalhadores em detrimento do carnaval. isso para mim é lamentável.”, alfinetou.

Vianna lembra que a orientação do Sindate aos profissionais de enfermagem é que não façam mais horas extras até que o governo regularize os pagamentos: “Se não há empenho do governo em pagar, os servidores não devem se sentir obrigados a cumprir escalas de horas extras sem receber por isso. Não existe isso. Portanto, nossa orientação é de não cumprir aderir ao banco de horas extras.”, concluiu.

A mesma orientação também é seguida por outras entidades sindicais, a exemplo, do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico).

E  o pagamento Secretário?

Ao Política Distrital, o  Secretário de Saúde, Fábio Gondim, explica que, embora haja melhoras e redução do déficit das contas públicas, o governo ainda passa por um período crítico.

Segundo Gondim: “É patente que a situação do DF ainda é delicada, o que impacta a gestão da Saúde, mas o governador está se empenhando com afinco para resgatar a estabilidade financeira do Distrito Federal”, afirmou ao pedir compreensão aos servidores: “Faço um apelo aos servidores, que tem dado o máximo para garantir o atendimento à população do DF, que tenham mais um pouco de paciência, pois o pagamento das horas extras será efetuado ainda neste mês.”.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...