23.5 C
Brasília
31 jan 2026 17:08

Ação que pede segurança para jornalistas que cobrem a rotina de Bolsonaro irá direto ao Plenário do STF

O relator, ministro Dias Toffoli, requereu informações e manifestação de autoridades, de forma a viabilizar a análise definitiva da ação.

Em razão da relevância da matéria, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu submeter a julgamento definitivo, sem prévia análise de liminar, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 897, em que a Rede Sustentabilidade pede que a Presidência da República garanta os meios necessários para assegurar o livre exercício da imprensa e a integridade física de jornalistas que fazem a cobertura dos atos do presidente Jair Bolsonaro.

Com base na legislação, o ministro requereu informações da Presidência da República, a serem prestadas no prazo de 10 dias. Em seguida, devem se manifestar, sucessivamente, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), no prazo de cinco dias para cada órgão.

Condutas violentas

Segundo a Rede, Bolsonaro teria, em diversas ocasiões, manifestado desprezo pela liberdade de imprensa, “ao ameaçar fisicamente, constranger, difamar, inviabilizar a segurança no exercício da atividade jornalística e incentivar comportamento violento contra os profissionais da imprensa”. Esse comportamento seria incompatível com o exercício do cargo de chefe de Estado e chefe de Governo e incentivaria condutas violentas contra a imprensa por seus apoiadores, que estariam repetindo seus ataques.

Entre outros pedidos, a Rede requer que seja determinado à Presidência da República que apresente um plano de segurança para garantir a integridade física dos profissionais da imprensa que acompanham a rotina presidencial.

Leia a íntegra da decisão.

FonteSTF

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Desemprego recua no Distrito Federal em 2025 e alcança menor nível histórico

Por Kleber Karpov A taxa média de desemprego no Distrito...

TCDF suspende pregão da PMDF para compra de armas de R$ 27 milhões

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Família cobra extradição de brasileiro detido pelo ICE, serviço de imigração dos EUA

Por Kleber Karpov A família do brasileiro Matheus Silveira, detido...

HRT amplia oferta de procedimentos gastrointestinais no DF

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ampliou...

Destaques

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Distrito Federal registra alta de 8,23% no número de exames do Teste do Pezinho em 2025

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Casa própria: Ibaneis entrega 80 apartamentos e beneficia 320 pessoas no Riacho Fundo II

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Desemprego recua no Distrito Federal em 2025 e alcança menor nível histórico

Por Kleber Karpov A taxa média de desemprego no Distrito...