Covid-19: força-tarefa do MPDFT debate a liberação de torcida para assistir jogos em estádios e expede recomendação

Medidas estão sendo propostas pelo Ministério Público, após decreto do GDF que liberou a realização de competições esportivas com público

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou de reunião na tarde desta sexta-feira, 16 de julho, para debater as medidas adequadas de segurança sanitária para a realização de jogos com a presença de torcedores no DF, após decreto do governo local que autoriza competições esportivas com público. Estavam presentes representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Arena BSB e do Clube de Regatas Flamengo, além de outros órgãos envolvidos na realização e fiscalização das partidas: Corpo de Bombeiros, DF Legal, Vigilância Sanitária e Batalhão de Trânsito.

Durante o encontro, foram discutidos pontos apresentados pela força-tarefa de combate à Covid-19 do MPDFT  em recomendação expedida ao presidente da Concessionária Arena BSB, Richard Duboi. O Ministério Público defende que o controle de acesso seja rigoroso na verificação dos documentos exigidos, especialmente do cartão de vacinação, comprovando a efetiva imunização através das duas doses ou dose única, bem como a apresentação de teste com resultado negativo para a Covid-19.

Para o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, além das medidas de organização, controle e fiscalização que estão sendo cobradas de todos os órgãos e agremiações envolvidas, é preciso que a população também se conscientize das medidas de higienização, distanciamento, de testes e controle sanitário necessários para minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Recomendação

De acordo com o documento expedido pela força-tarefa, nesta sexta-feira, 16 de julho, os torcedores deverão ser orientados desde sua chegada, a fim de evitar aglomerações, com demarcação e organização de filas e outras medidas que impeçam a circulação desnecessária de pessoas.

Outras iniciativas indicadas pelo Ministério Público são: a separação do público entre os anéis superiores e inferiores do Estádio, com instalação de gradis de proteção que garantem distanciamento mínimo de 1,5 metro; impedimento de pessoas sem máscaras de proteção facial em quaisquer dependências do estádio; reforço das medidas de limpeza e higienização de superfícies; aumento no quantitativo de brigadistas e funcionários de segurança privada.

Todos os presentes deverão ter sua temperatura corporal aferida, sendo que aqueles que apresentarem estado febril deverão ser impedidos de entrar.

Propostas

Durante a reunião, o coordenador da força-tarefa e o promotor de Justiça Bruno Vergini defenderam uma liberação menor, de apenas 10% da capacidade dos estádios, diferente dos 25% de ocupação previstos pelo decreto do GDF. Além disso, o Ministério Público também fez a proposta de uma investigação epidemiológica após as partidas, já iniciando a experiência com o jogo marcado para o dia 21 de julho, entre Flamengo e Defensa y Justicia.

A força-tarefa vai remeter, ainda, uma recomendação à Secretaria de Saúde com orientações para que seja realizado esse levantamento e cruzamento de dados de caráter epidemiológico

“É preciso avaliar quais foram os efeitos epidemiológicos da partida e desse montante de pessoas, a partir do cruzamento dos dados de torcedores e staff, já que a doença é de notificação compulsória pelos laboratórios públicos e privados”, explica Sabo.

Clique aqui para ler a recomendação da força-tarefa.

FonteMPDFT

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Destaques

CIL Online amplia atendimento em Libras no DF com meta de 400 intermediações mensais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal mantém o...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...