25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:39

Força-tarefa: MPDFT quer mais interlocução com atores envolvidos no combate à Covid-19

Integrantes da força-tarefa estiveram reunidos nesta sexta-feira, 17 de julho

Estreitar a comunicação com os diversos atores envolvidos no combate à Covid-19 é atualmente uma das principais preocupações da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O grupo, que é formado por representantes das áreas da Saúde, Patrimônio Público, Idoso, Meio Ambiente, Infância e Juventude, Consumidor, Direitos Humanos e Sistema Prisional reuniu-se na sexta-feira, 17 de julho.

Durante a reunião, o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, elogiou a atuação dos profissionais de saúde que se dedicam diariamente ao combate à doença e registrou o crescimento dos casos de Covid-19 no DF. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, até a data de hoje, o DF superou os 72 mil casos de pessoas infectadas pelo coronavírus, das quais 65.443 estão recuperadas. Ceilândia é a cidade com o maior número de infectados, com 12% dos casos. São 1060 mortes registradas.

Uma série de reuniões com os superintendentes regionais de saúde está sendo realizada desde o início desta semana. O objetivo é estreitar o diálogo, alinhavar a atuação dos envolvidos na questão, identificar gargalos e contribuir para soluções mais céleres e direcionadas às necessidades locais. Integrantes da força-tarefa destacaram a aquisição de 34 oxímetros (aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue) para as unidades de saúde no Distrito Federal. A iniciativa foi viabilizada com auxílio do MPDFT, que identificou a carência do equipamento em reunião com a superintendência da região oeste e conseguiu recurso proveniente de acordos de não persecução penal para a aquisição do material.

Ainda durante a reunião, os integrantes da força-tarefa destacaram o aumento da transparência dos dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde do DF. De acordo como o grupo, informações da Central de Regulação estão em maior conformidade com as informações fornecidas pela Sala de Situação. Agora, o MPDFT solicita que seja discriminado o número de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) e de UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários) disponíveis nas unidades de saúde.

Já o acompanhamento realizado pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional ganhou destaque, tendo em vista a atuação do Ministério Público na limitação de visitas dos familiares como forma de minimizar a contaminação dentro dos presídios. Os promotores ressaltaram, ainda, a realização de rodas de conversas com familiares dos internos para que pudessem sanar dúvidas sobre o isolamento e os testes que identificam o Coronavírus.

O fornecimento de informações a familiares de pacientes nas unidades de saúde, no entanto, ainda é motivo de atenção por parte da força-tarefa. O MPDFT já havia expedido recomendação sobre a questão à Secretaria de Saúde no dia 23 de junho. Outra preocupação do grupo diz respeito à situação de imigrantes e refugiados. Por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e da Coordenadoria Executiva Psicossocial, foi emitida nota técnica, nesta terça-feira, 14 de julho, com sugestões ao GDF para que sejam implementadas políticas públicas que garantam aos imigrantes e refugiados acesso aos projetos e ações criados para reduzir os efeitos da pandemia no DF. Em relação ao atendimento no sistema de saúde durante a pandemia, a instituição salienta ser preciso destacar servidores que possam estabelecer comunicação com essa população. Segundo os integrantes que assinam o documento, essa medida vai garantir que os pacientes imigrantes tenham informações sobre diagnóstico, prognóstico e tratamento.

Inspeções

Em visita ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), os promotores de Justiça constataram o adoecimento de 50% da força de trabalho. Um relatório com os resultados da inspeção será consolidado para subsidiar a atuação da força-tarefa.

As constantes aglomerações nas áreas externas de estabelecimentos bancários é outro motivo de preocupação do MPDFT. A força-tarefa vai oficiar o DF Legal sobre a questão.

Outro aspecto debatido na reunião foi a dificuldade de transporte das pessoas em situação de rua, em especial os infectados pela Covid-19, para as unidades de saúde. Em relação a essa questão, a força-tarefa vai encaminhar ofício às autoridades responsáveis para a adoção das providências cabíveis.

Fonte: MPDFT

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...