22.5 C
Brasília
01 fev 2026 23:12

Comissão de Saúde debate prevenção ao coronavírus no DF

O presidente do colegiado, deputado Jorge Vianna, defende a conscientização da população por meio de campanhas de prevenção

Medidas urgentes de prevenção contra o Covid-19 (coronavírus) no Distrito Federal foram discutidas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (SESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal em reunião na manhã desta quarta-feira (11). O presidente do colegiado, deputado Jorge Vianna (Podemos), defendeu a premente conscientização da população por meio de campanhas de prevenção.

Vianna, que é enfermeiro, também levantou a necessidade do uso de máscaras de proteção N95 pelos profissionais de saúde de prontos-socorros, entre outras medidas de segurança. O parlamentar considerou que a rede pública de saúde do DF não está preparada para enfrentar endemias e catástrofes, motivo pelo qual deveria contar com a “ajuda” da rede privada de saúde da capital, especialmente na cessão de leitos e equipes médicas. Ele alertou para o risco iminente da falta de leitos no Hospital da Asa Norte (HRAN), para onde têm sido levados os casos da doença.

Do mesmo modo, a deputada Arlete Sampaio (PT), que é médica sanitarista, destacou que o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, é a autoridade sanitária máxima neste momento e pode exigir a colaboração de todos os hospitais do Distrito Federal. Tanto Arlete quanto Vianna vão expor suas sugestões e preocupações ao secretário em reunião hoje à tarde na CLDF.

Processo seletivo – Também na reunião desta manhã, a comissão discutiu sobre o processo seletivo para a contratação de agentes comunitários de saúde pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF). Segundo o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), vários candidatos denunciaram a falta de transparência no processo seletivo. Ele lembrou que as contratações devem começar na próxima segunda-feira (16), antes que as queixas dos candidatos sejam esclarecidas.

Para o deputado Jorge Vianna (Podemos), há muitas dúvidas sobre a “triagem” dos aprovados: “Como foi feita essa seleção?”, indagou. Nesse sentido, o colegiado encaminhará um requerimento de informações ao governo sobre o processo seletivo para contratação dos agentes comunitários de saúde que deverão atuar, entre outras ações, no combate à dengue. Já a deputada Arlete Sampaio considerou que não apenas neste certame, como também em outros, têm sido “recorrentes” as reclamações de falta de transparência nos processos seletivos do instituto.

Ainda no encontro de hoje, a CESC aprovou diversos projetos, entre eles o Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (PDPAS) para as unidades de saúde do DF (PL 2162/2018), do deputado Delmasso (Republicanos).

Fonte: CLDF

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...