23.5 C
Brasília
31 jan 2026 18:45

Distritais criticam corte de alimentos na rede pública de saúde do DF

Por Marco Túlio Alencar

O corte no fornecimento de refeições para servidores e acompanhantes de pacientes em unidades da rede pública de saúde, anunciado pelo GDF, revoltou deputados distritais que criticaram a medida durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa nesta terça-feira (12). Chico Vigilante (PT) tachou a medida de “absurda” e ainda reclamou da qualidade dos alimentos oferecidos. O deputado Wellington Luiz (MDB) comparou a comida servida àquela que é dada aos porcos.

“A medida limita os alimentos apenas aos que trabalham acima de 18 horas e exclui os acompanhantes entre 15 e 60 anos de idade, pondo fim a uma tradição mantida desde que Brasília existe”, comentou Vigilante, acrescentando que “são os mais pobres que procuram a rede pública”. O parlamentar também chamou a atenção para a situação de trabalhadores terceirizados que atuam nas unidades de saúde e ainda não receberam o salário.

Para Wellington Luiz, “não bastasse o sucateamento do setor por falta de servidores e pela falta de compromisso do governo, que não cumpre acordos, os trabalhadores da saúde vão ter de passar 12 horas sem se alimentar”. O deputado disse que o secretário da pasta, ao contrário dos servidores, “não demonstra engajamento” e sugeriu que ele “coma o que está sendo oferecido aos trabalhadores”.

Líder do governo, o deputado Agaciel Maia (PR), declarou ter sido “surpreendido” com o anúncio e que já cobrou explicações do Palácio do Buriti. “Há questões técnicas que precisam ser resolvidas”, afirmou, exemplificando que os servidores têm recebido auxílio-alimentação e, ao mesmo tempo, podem fazer as refeições nas unidades de saúde. “Contudo, se o servidor deixa o local de trabalho para se alimentar haverá uma perda que, provavelmente, pode sair mais cara do que um prato de comida”, argumentou. Segundo o parlamentar, uma solução já está sendo buscada.

Fonte: CLDF

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Desemprego recua no Distrito Federal em 2025 e alcança menor nível histórico

Por Kleber Karpov A taxa média de desemprego no Distrito...

TCDF suspende pregão da PMDF para compra de armas de R$ 27 milhões

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Destaques

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Distrito Federal registra alta de 8,23% no número de exames do Teste do Pezinho em 2025

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...