26.5 C
Brasília
19 mar 2026 17:50

Rede de Controle da Gestão Pública se reúne para intensificar combate à corrupção no Distrito Federal

Para fortalecer o combate à corrupção no Distrito Federal, foi criada a Rede de Controle da Gestão Pública, que realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira, 4 de outubro. Formada pela cooperação entre seis órgãos, a estrutura é composta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Ministério Público de Contas (MPC/DF), o Tribunal de Contas do DF (TCDF), a Controladoria-Geral do DF (CGDF), a Polícia Civil (PCDF) e a Secretaria de Fazenda (SEF/DF).

A rede de âmbito distrital vai articular ações de fiscalização da gestão pública, combate à corrupção e fortalecimento do controle social. O acordo possibilita a troca de informações, de forma ágil e sistêmica, que sejam úteis à proteção do patrimônio público, à defesa da probidade administrativa e à fiscalização dos recursos públicos.

Para a promotora de Justiça Lenna Daher, “há a necessidade da atuação em rede dos órgãos de controle e fiscalização da gestão pública do DF, para a definição de estratégias de combate à corrupção, principalmente a partir de mecanismos para a prevenção dos ilícitos e sua detecção precoce, além do fortalecimento do controle social exercido pela comunidade do DF”.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes os promotores de Justiça do MPDFT Alexandre Sales, Cíntia Costa e Lenna Daher. Foi discutida a divulgação das ações institucionais já existentes, voltadas ao combate à corrupção, como, por exemplo, o projeto do Ministério Público “Cidadão Contra a Corrupção”, de palestras em escolas, e o recém-lançado “Todos Juntos Contra a Corrupção”, de compartilhamento de iniciativas. A próxima reunião será realizada em 6 de novembro, para a definição do planejamento estratégico da Rede para 2018.

Fonte: MPDFT

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

Destaques

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...

Ibaneis Rocha assina termo que destina área em Brazlândia para construção de moradias sociais

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...