Por Kleber Karpov
A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) entregou, nesta quarta-feira (24), um conjunto de obras de infraestrutura na região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol. Com a presença da governadora Celina Leão, a cerimônia oficializou a conclusão de intervenções nos trechos 1 e 3, realizadas com um investimento total de R$ 215 milhões. Os serviços incluem a implementação de redes de drenagem, pavimentação asfáltica, instalação de blocos intertravados e construção de calçadas, visando solucionar problemas crônicos de lama, poeira e alagamentos na localidade.
A entrega oficial ocorreu no Trecho 3, em frente à Igreja Redenção, e representa um avanço significativo no projeto de urbanização da cidade. As melhorias buscam aprimorar a qualidade de vida e a mobilidade para os mais de 95 mil moradores da região, que foi elevada à categoria de região administrativa em 2019. Na ocasião, a governadora destacou a abrangência do projeto e o progresso alcançado, ressaltando que a cidade está próxima de ter 100% de sua área urbanizada.
“São três trechos que estão sendo finalizados hoje. Com essa finalização, faltam apenas duas ruas para que possamos entregar 100% do Sol Nascente com toda a infraestrutura urbanizada e organizada. Hoje a cidade está totalmente transformada. Temos restaurante comunitário, faculdade, Agência do Trabalhador e a Casa da Mulher Brasileira”, disse Celina Leão.
Ciclovia
Durante a cerimônia, a governadora também atendeu a um pedido de um morador e autorizou a construção de uma ciclovia na região. O anúncio foi imediato, com previsão de início para a próxima semana. “Está autorizado. Você vai organizar, e nós vamos fazer. Vai sair. Começa semana que vem”, afirmou Celina Leão.
Investimentos
As obras entregues foram divididas em lotes. No Trecho 1 e em parte do Trecho 3, o investimento de R$ 80 milhões resultou na instalação de 7.185 metros de redes de drenagem, 44.777 metros quadrados de asfalto, 88.517 metros quadrados de blocos intertravados e 77.148 metros quadrados de calçadas.
Especificamente no Trecho 3, o Lote 1 contou com um aporte de R$ 75 milhões. Este valor foi aplicado na implementação de 7.264 metros de redes de drenagem, 57.003 metros quadrados de asfalto, 124.600 metros quadrados de blocos intertravados e 110.000 metros quadrados de calçadas. O Lote 2, na mesma área, recebeu um investimento adicional de R$ 60 milhões.
Transformação reconhecida
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o investimento total na urbanização do Sol Nascente já se aproxima de R$ 600 milhões. Ele lembrou a antiga realidade da região e celebrou a mudança.
“O Sol Nascente já foi considerado a maior favela do Brasil. Hoje é uma cidade urbanizada, com drenagem e sem problemas de enchentes. Temos rodoviária, Casa da Mulher Brasileira, Centro Olímpico, escolas e diversos outros equipamentos públicos”, disse Casimiro.
Impacto
Para a população local, as obras representam o fim de transtornos diários. A diarista Marlete Geralda de Brito, de 60 anos, comemorou a mudança: “Antes era só lama e poeira. Na minha casa entrou água duas vezes. Agora ficou tudo arrumadinho”.
O comércio também foi beneficiado. Robério Júnior, 62, proprietário de uma papelaria, afirmou que o asfalto e os novos estacionamentos facilitaram o acesso dos clientes, impulsionando suas expectativas de crescimento. “Eu vejo a possibilidade de crescer junto com a cidade, aumentar o tamanho da loja e a quantidade de funcionários. Você faz um investimento, e o governo vem junto com as obras. Esta semana, terminaram a drenagem aqui na frente da loja. Achei sensacional, principalmente porque o período de chuvas está chegando”, observou o empresário.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











