Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Movimentação é primeiro passo para negociação de acordo de delação premiada

Por Kleber Karpov

O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi transferido de helicóptero da Penitenciária Federal para a superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, na noite desta quinta-feira (19/Mar). A mudança, autorizada pelo ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorre para viabilizar as tratativas de um acordo de delação premiada no âmbito das investigações sobre fraudes na instituição financeira.

Avanço nas negociações de delação

A transferência para a sede da PF facilita o acesso direto dos delegados responsáveis pela investigação a Vorcaro e seus advogados. A medida elimina as barreiras de segurança impostas por um presídio de segurança máxima, agilizando o processo de negociação. O banqueiro ficará detido na mesma sala anteriormente utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os próximos passos do processo de colaboração estão sob sigilo. Vorcaro assinou um termo de confidencialidade com a Polícia Federal e com a Procuradoria-Geral da República (PGR), formalizando o início das conversas para o acordo.

A decisão de colaborar com a Justiça foi cogitada após o STF formar maioria para manter sua prisão na semana passada. O episódio resultou na troca de sua equipe de defesa e na sinalização de que ele poderia delatar políticos e juízes com quem manteve relações nos últimos anos.

Detalhes da prisão

Daniel Vorcaro foi preso novamente no dia 4 de março, durante a terceira fase da Operação Compliance Zero. A ação policial investiga um esquema de fraudes financeiras no Banco Master e a tentativa de compra do Banco Regional de Brasília (BRB), instituição pública vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O pedido de prisão foi apresentado pela PF e acatado pelo ministro André Mendonça, relator do caso no STF. Novas evidências apontaram que Vorcaro teria dado ordens diretas para intimidar jornalistas, ex-funcionários e empresários. Além disso, a investigação indicou que ele teve acesso prévio a informações sigilosas sobre o andamento do inquérito.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...