26.5 C
Brasília
14 mar 2026 15:36

DF inicia diagnósticos oftalmológicos por telessaúde

Pacientes terão acesso a exames de retinografia por meio de rede de universidades

Por Kleber Karpov

Quinze unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciaram, na última quarta-feira (11/Mar), a implementação de um projeto-piloto para oferecer exames de retinografia por meio digital. A iniciativa é uma parceria com os núcleos de telessaúde da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) e visa qualificar o atendimento oftalmológico na rede pública, permitindo diagnósticos remotos de alta precisão.

O lançamento do projeto ocorreu no dia 11 de março, durante solenidade no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), onde foi iniciado o treinamento das equipes para o uso dos novos equipamentos. O coordenador da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Afonso Mendes Júnior, ressaltou que a iniciativa transcende a simples adoção de novas ferramentas. “Não é apenas uma estratégia tecnológica, é uma estratégia para a proteção da população”, afirmou.

A reitora da UnB, Rozana Naves, também discursou sobre o papel da tecnologia como um instrumento para reforçar o objetivo social da universidade, alinhando inovação com as necessidades da comunidade.

“A tecnologia não é um fim em si mesma; ela é muito útil para fortalecer aquela que é a nossa missão: o compromisso social com valor agregado por meio da nossa produção de conhecimento, da relação que produzimos nos contextos de ensino, pesquisa e extensão”, disse a reitora da UnB, Rozana Naves.

Diagnóstico de alta definição à distância

O exame de retinografia consiste na captura de uma imagem em alta definição do fundo do olho. A técnica permite a observação detalhada de estruturas como a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Com essa análise, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira.

Entre as patologias identificáveis estão a retinopatia diabética, o descolamento de retina, o glaucoma e a degeneração macular. A inovação do projeto está na conexão direta das unidades de saúde com os pesquisadores das universidades parceiras. Os laudos serão emitidos de forma remota por oftalmologistas vinculados aos núcleos de telessaúde.

Unidades contempladas

Os equipamentos foram distribuídos para 15 locais estratégicos, abrangendo Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas e centros especializados. Foram contempladas: UBS 17 de Ceilândia, UBS 7 de Samambaia, UBS 1 de Santa Maria, UBS 15 do Gama, UBS 5 de Planaltina, UBS 1 do Itapoã, UBS 17 de São Sebastião, UBS 1 da Asa Sul, Policlínica de Ceilândia, Policlínica de Taguatinga II, Policlínica do Gama, Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão (Cradh), Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto (Cedhic), Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) e o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cadh).

O projeto de telessaúde oftalmológica é apenas o início de um plano mais amplo. Segundo a coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços da SES-DF, Juliana Soares, há a proposta de expandir os serviços para outras especialidades. Estão previstos telediagnósticos em cardiologia e dermatologia, além da oferta de teleconsultorias e teleconsultas. “Este é o primeiro passo, inaugurando um serviço que será muito mais robusto e que vai trazer mais benefícios para a população”, completou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Professor e ex-deputado federal do DF, Paulo Fernando morre aos 58 anos

Por Kleber Karpov O ex-deputado federal, advogado e jornalista Professor...

União Europeia e FGV Comunicação debatem em Brasília desinformação e interferência estrangeira na era da IA

Evento inédito no Brasil discute manipulação informacional e uso...

Cine Brasília exibe a transmissão ao vivo da cerimônia de premiação do Oscar 2026 neste domingo (15), com entrada gratuita

Por Kleber Karpov O Cine Brasília exibirá, pela primeira vez...

Presidente do IBGE discute rumos do Brasil no século XXI em aula magna na FESPSP

Por Kleber Karpov O economista e presidente do Instituto Brasileiro...

Veterinários premiados e profissionais qualificados podem ter caminho facilitado para imigração nos EUA, avaliam especialistas

Por Kleber Karpov Profissionais com carreiras consolidadas, como veterinários e...