SP confirma segundo caso importado de sarampo em quatro meses

Paciente de 42 anos é morador da Guatemala e possui histórico de vacinação

Por Kleber Karpov

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (28/Abr), o segundo caso importado de sarampo registrado no estado em 2026. O paciente, um homem de 42 anos, residente na Guatemala, foi diagnosticado na cidade de São Paulo no final de março. A confirmação ocorreu após exames laboratoriais, e, segundo a Pasta, o homem tem histórico de vacinação contra a doença.

Este é o segundo registro de sarampo sem transmissão local em território paulista neste ano. O primeiro caso de 2026 envolveu um bebê de seis meses, não vacinado, que esteve na Bolívia em janeiro. Durante todo o ano anterior, o estado de São Paulo também contabilizou dois casos importados da doença.

Cenário da doença nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta que os países do continente americano continuam a enfrentar surtos da doença. No ano passado, foram confirmados 14.767 registros de sarampo em 13 nações das Américas. Apenas neste ano, o número já alcançou 15,3 mil casos, concentrados majoritariamente em países como México, Guatemala, Estados Unidos e Canadá.

Riscos e prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa de alta contagiosidade, transmitida por via aérea através de tosse, espirros ou fala. O vírus é tão transmissível que uma pessoa infectada pode contaminar até 90% dos indivíduos próximos que não possuem imunidade. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Os sintomas mais comuns incluem febre alta (acima de 38,5ºC), manchas vermelhas pelo corpo, tosse, conjuntivite e mal-estar intenso. A doença pode evoluir para quadros graves, com complicações como pneumonia, encefalite (inflamação do cérebro), cegueira e diarreia intensa, que podem ser fatais.

O Calendário Nacional de Vacinação estabelece a aplicação da primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade. A segunda dose, com a vacina tetra viral, é recomendada aos 15 meses de vida da criança.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

SP descarta segundo caso suspeito de ebola

Por Kleber Karpov O governo de São Paulo descartou, nesta...

Governo anuncia construção de 85 mil moradias do Minha Casa Minha Vida

Por Kleber Karpov O governo federal anunciou, na tarde desta...

José Arruda volta a ser condenado por improbidade administrativa em nova decisão do TJDFT

Por Kleber Karpov O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto...

GDF habilita contribuintes para novas regras da Reforma Tributária

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou,...

Pesquisa inédita investiga o que leva homens a matarem mulheres no DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

SP descarta segundo caso suspeito de ebola

Por Kleber Karpov O governo de São Paulo descartou, nesta...

Governo anuncia construção de 85 mil moradias do Minha Casa Minha Vida

Por Kleber Karpov O governo federal anunciou, na tarde desta...

José Arruda volta a ser condenado por improbidade administrativa em nova decisão do TJDFT

Por Kleber Karpov O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto...

Botox oferecido pelo SUS ajuda pacientes a recuperar movimentos e qualidade de vida

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...