Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026

São Paulo lidera registros com 93 ocorrências; Ministério da Saúde não reporta mortes no período

Por Kleber Karpov

O Brasil registrou um total de 140 casos confirmados de Mpox desde o início de 2026, conforme boletim epidemiológico atualizado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (09/Mar). Não houve registro de mortes decorrentes da doença no período. Adicionalmente, as autoridades de saúde monitoram 539 casos suspeitos e outros 9 classificados como prováveis em todo o território nacional.

Doença nos estados

O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 93 casos confirmados até o momento. Na sequência, aparecem o Rio de Janeiro, com 18 registros, e o estado de Rondônia, que contabiliza 11 casos da doença.

A distribuição mensal indica uma leve alta no segundo mês do ano. Em janeiro, o total de casos confirmados e prováveis somou 68. O número subiu para 70 em fevereiro, enquanto os primeiros nove dias de 09 de março registraram 11 novas ocorrências.

Sintomas e recomendações

A Mpox é classificada como uma zoonose viral, pertencente ao mesmo gênero da varíola humana, embora apresente, em geral, menor letalidade. A transmissão para humanos ocorre pelo contato com pessoas, animais silvestres ou materiais contaminados com o vírus.

Os principais sinais e sintomas da infecção incluem o aparecimento de erupções cutâneas ou lesões na pele, além de linfonodos inchados, conhecidos popularmente como ínguas. Quadros de febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e fraqueza também são comuns.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas com sintomas compatíveis com a Mpox procurem imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. A orientação é evitar o contato próximo com outras pessoas para prevenir a disseminação do vírus.

 

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Destaques

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CIL Online amplia atendimento em Libras no DF com meta de 400 intermediações mensais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal mantém o...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...