Por Kleber Karpov
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) consolidou a reorganização dos fluxos de vigilância epidemiológica ao longo de 2025 (20/Jan). O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuepi) promoveu a qualificação técnica das informações e dos registros de agravos na unidade gerida pelo IgesDF. A medida visou aumentar a agilidade de resposta a surtos e fortalecer a integração com comitês estratégicos de saúde pública no Distrito Federal.
A unidade hospitalar ocupa atualmente a quinta posição entre as instituições que mais notificam agravos no Distrito Federal. O dado da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Reveh) considera um total de 64 unidades cadastradas no sistema regional. A atuação do Nuepi focou na participação ativa em comitês de óbitos materno-infantis e no monitoramento da transmissão vertical da sífilis.
O planejamento para 2026 deve incluir a consolidação de fichas de notificação no sistema digital MV. A equipe técnica também deve implantar um painel de indicadores para monitorar os registros em tempo real. O objetivo é garantir que a tomada de decisão no ambiente hospitalar ocorra com base em dados técnicos atualizados e processos de assistência contínuos.
“O aprimoramento contínuo dos processos e da qualificação das equipes contribui diretamente para uma resposta mais eficiente às demandas de saúde pública”, afirmou Larysse Lima.
Prevenção e imunização
O hospital realizou a imunização in loco para colaboradores dos turnos diurno e noturno durante o último ano. A estratégia buscou elevar a proteção dos pacientes e garantir a segurança das equipes que atuam na ponta do atendimento. O núcleo manteve ainda a oferta regular de vacinas, imunoglobulinas e soros essenciais para situações de urgência epidemiológica na região sul.
A gestão da informação recebeu melhorias com a implantação de relatórios automáticos nos setores de interface. A ferramenta possibilita o monitoramento contínuo dos registros e amplia a capacidade de análise crítica dos dados coletados. Em 2025, o grupo também realizou blitzes de vigilância e participou de rounds clínicos em setores estratégicos como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











