Por Kleber Karpov
Autoridades da América do Sul e da Europa assinaram, em Assunção, no Paraguai, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, em 17/Jan. O tratado, negociado ao longo de 26 anos, deve conectar um mercado de 700 milhões de pessoas e estabelecer a maior zona de intercâmbio comercial do planeta. A cerimônia serviu como plataforma para a defesa do comércio justo e do direito internacional como base das relações entre as regiões.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou que o tratado representa uma escolha pela cooperação em oposição às ameaças de isolamento global. Segundo o dirigente, o objetivo da parceria deve ser a criação de prosperidade compartilhada e riqueza sustentável, com proteção aos direitos ambientais. A presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçou que o bloco optou por parcerias de longo prazo em vez da aplicação de tarifas protecionistas.
“Com este acordo enviamos uma mensagem clara ao mundo, em defesa do comércio livre baseado em regras, e [a favor] do multilateralismo e do direito internacional como base das relações entre países e regiões”, afirmou o presidente do conselho, António Costa.
Papel do Brasil e ratificação
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, ressaltou o empenho do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para o sucesso das negociações, classificando-o como fundamental para a conclusão do processo. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o governo brasileiro e destacou o potencial de inovação tecnológica e crescimento econômico com inclusão social. O texto deve ser submetido, agora, à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país integrante do Mercosul.
“Escolhemos o comércio justo em vez de tarifas. Escolhemos parcerias de longo prazo em vez de isolamento”, disse Ursula von der Leyen.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










