Por Kleber Karpov
A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) deve consolidar a expansão de atividades acadêmicas e melhorias estruturais em 2025 (28/Dez), em Brasília. A gestão pro tempore da universidade confirmou a criação de três graduações, a ampliação do programa de assistência estudantil e a entrega de laboratórios especializados para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no quarto ano de funcionamento da unidade.
A seleção estudantil deste ano incluiu as graduações em Nutrição, Psicologia e Ciências Econômicas, o que elevou para 19 o total de cursos oferecidos pela instituição. O aumento na oferta de vagas gerou a necessidade de ampliar os auxílios financeiros aos alunos. A administração da UnDF autorizou a concessão de novas bolsas vinculadas aos programas de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação à Docência (Pibid) e Extensão (Pibex).
No segmento da pós-graduação, a universidade iniciou o primeiro curso lato sensu focado em Práticas Interdisciplinares para a Educação Básica. A reitora pro tempore, Simone Benck, ressaltou que a instituição busca promover o desenvolvimento social.
“Além de incentivar projetos que promovem a interação comunitária e a cultura, a UnDF tem atuado de forma proativa para o desenvolvimento da comunidade e para a promoção social do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) em 2025, despontando no cenário nacional com diversas iniciativas voltadas à inclusão, educação e sustentabilidade”, afirmou Simone Benck.

Infraestrutura e tecnologia
O plano de investimentos em infraestrutura resultou na inauguração do Laboratório de Simulação Realística no campus da Asa Norte e na reforma do Laboratório de Informática em Samambaia. A unidade de Samambaia passou a operar em três turnos para atender à demanda discente. A universidade também adquiriu novos notebooks e expandiu o acervo da biblioteca central para apoiar as atividades de pesquisa.
A UnDF estabeleceu acordos de cooperação técnica com a Fiocruz, a Escola do Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A integração aos serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) deve garantir suporte tecnológico para as ações de ensino e extensão abertas à comunidade local. Veja mais informações aqui.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










