20.5 C
Brasília
06 mar 2026 08:55

DF renova 90% da frota de ônibus e alcança liderança nacional em modernização

Sistema atinge marca de 2,8 mil veículos substituídos e projeta universalização da renovação até março

Por Kleber Karpov

O Distrito Federal atingiu a marca de 90% da frota de transporte público renovada, consolidando-se como a unidade da federação com os veículos mais modernos do país. De acordo com balanço da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), publicado em novembro, o sistema conta com 2.831 novos ônibus em circulação, elevando o total da frota para mais de 3 mil unidades com idade média de 3,6 anos.

A modernização incluiu a incorporação de 343 veículos no último ano, destinados à renovação e ampliação de linhas. O sistema recebeu 37 novos itinerários para atender o aumento da demanda, que saltou de 350 milhões de viagens em 2019 para 390 milhões em 2025. Os novos modelos operam com a tecnologia Euro 6, padrão internacional que reduz em 80% a emissão de gases poluentes, além de possuírem ar-condicionado e sistemas de acessibilidade.

O Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que a renovação deve ser concluída no primeiro trimestre. Com a chegada de 120 novos ônibus prevista para março, o DF deve atingir 100% de substituição do sistema, reduzindo a idade média da frota para menos de três anos.

“Estamos recuperando a qualidade com essa frota nova, ampliando o número de acessos e isso tudo gera inclusão social, desenvolvimento econômico e combate à desigualdade”, disse Gonçalves.

Eletrificação e micro-ônibus

O projeto de mobilidade inclui a transição energética com a operação de seis ônibus elétricos na área central de Brasília. A previsão da pasta é ampliar o quantitativo para 90 veículos elétricos em 2026, com foco na bacia operada pela empresa Piracicabana no Plano Piloto. Para suportar a tecnologia, o governo iniciou a construção de um ponto rodoviário de recarga próximo ao Terminal da Asa Sul.

O serviço de micro-ônibus, conhecido como zebrinha, também passou por reestruturação. O modelo conta atualmente com 65 veículos distribuídos em 27 linhas que atendem 15 regiões administrativas. Entre as unidades em operação, destaca-se o primeiro zebrinha totalmente elétrico do Distrito Federal.

Acessibilidade e tarifas

A política de mobilidade do GDF mantém o congelamento das passagens, com valor médio de R$ 3,93. Segundo a gestão local, o custo é o mais baixo entre as capitais brasileiras. Atualmente, 37% dos acessos ao sistema ocorrem por meio de gratuidades, que abrangem o Passe Livre Estudantil e o programa Vai de Graça. “Transporte é uma política prioridade e demonstramos isso nos números”, afirmou o secretário Zeno Gonçalves.

Os veículos novos contam ainda com o dispositivo Anjo da Guarda, que impede o movimento do ônibus com portas abertas. Os modelos possuem portas em ambos os lados, permitindo o tráfego em corredores exclusivos como os da EPTG, Epig e no Túnel Rei Pelé.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ibaneis Rocha entrega 111 contratos de uso da terra a produtores rurais do Lago Oeste

Por Kleber Karpov Em nova etapa do processo de regularização...

Lula publica decretos para promulgar acordos com o União Europeia

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Senado aprova licença-paternidade de até 20 dias

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou em Brasília, nesta...

TRE-DF promove mutirão neste sábado (7) para regularizar o título de eleitor

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

Justiça mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia

Por Kleber Karpov A Justiça Federal em São Paulo manteve,...

Ibaneis anuncia nomeação de 1.154 novos servidores

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (Progressistas) autorizou, nesta...

Destaques

Ibaneis Rocha entrega 111 contratos de uso da terra a produtores rurais do Lago Oeste

Por Kleber Karpov Em nova etapa do processo de regularização...

Anúncio de nomeação de 1.154 servidores na saúde emociona Jorge Vianna e direção do Sindate-DF



Por Kleber Karpov Após o governador do DF, Ibaneis Rocha...

Saúde do DF incorpora tecnologias e amplia capacidade de exames e diagnósticos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Lula publica decretos para promulgar acordos com o União Europeia

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Senado aprova licença-paternidade de até 20 dias

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou em Brasília, nesta...