Brasil busca parceria com Índia para produção de medicamentos e vacinas

Governo brasileiro propõe cooperação em saúde digital e fabricação de remédios oncológicos durante cúpula em Nova Délhi

Por Kleber Karpov

O governo brasileiro manifestou, nesta quarta-feira (18/Fev), o interesse em estabelecer uma cooperação estratégica com a Índia para a produção conjunta de vacinas e medicamentos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Nova Délhi, onde participam de reuniões bilaterais e da cúpula sobre o impacto da inteligência artificial. A proposta foca na fabricação de fármacos oncológicos e tratamentos para doenças tropicais por meio de parcerias entre instituições públicas e empresas privadas das duas nações.

O plano de trabalho apresentado pelo Ministério da Saúde busca fortalecer a produção local e garantir a autossuficiência tecnológica no setor farmacêutico. Alexandre Padilha destacou que a união entre os países deve facilitar o acesso da população a terapias de alto custo. A proposta de parceria deve envolver o intercâmbio de tecnologia para o desenvolvimento de insumos essenciais, aproveitando a capacidade científica instalada no Brasil e na Índia.

Troca de experiências

Durante encontro com os ministros indianos Jagat Prakash Nadda e Prataprao Jadhav, a comitiva brasileira discutiu a troca de experiências sobre a gestão de sistemas de saúde universais. O ministro brasileiro convidou os representantes indianos para integrar a Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo. O grupo atua para consolidar uma agenda internacional baseada na cooperação solidária entre países do Sul Global.

“Brasil e Índia têm sistemas públicos robustos, forte capacidade científica e papel estratégico no Sul Global. Nossa cooperação em saúde pode ampliar o acesso da população a medicamentos, fortalecer a produção local e impulsionar a inovação”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

Inovação tecnológica

As autoridades também debateram o uso de inteligência artificial e ferramentas digitais para a modernização do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê a qualificação do cuidado à população por meio de sistemas de dados integrados. Outro ponto central da agenda foi a criação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, que deve reunir protocolos e evidências científicas sobre práticas integrativas e complementares em saúde.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Deputada pede inclusão no SUS de medicamento para reduzir retorno do câncer de mama

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

TSE proíbe Pablo Marçal de ter acesso ao fundo eleitoral e participar de debates

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu por unanimidade, nesta...

Sem chuva há mais de 50 dias, DF acende alerta para incêndios florestais

Por Kleber Karpov O Distrito Federal completou 54 dias consecutivos...

Sábado é Dia D de vacinação no DF; saiba onde se imunizar

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Inelegível até 2030: MP entra na briga por impugnação de candidatura de José Arruda

Por Kleber Karpov O ex-governador José Roberto Arruda (PSD) enfrenta...

Destaques

Falso médico que realizava consultas vira réu na Justiça do Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O juízo da 2ª Vara Criminal da...

Deputada pede inclusão no SUS de medicamento para reduzir retorno do câncer de mama

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

TSE proíbe Pablo Marçal de ter acesso ao fundo eleitoral e participar de debates

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu por unanimidade, nesta...

TCendo o Futuro: premiado nacionalmente, projeto leva 160 estudantes ao TCDF nesta quinta e sexta

Por Kleber Karpov Cerca de 160 estudantes da rede pública...

Hospital, UPA, UBS? Entenda a diferença entre as unidades de saúde para atendimento no DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...