19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:35

PF prende Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, por vazamento de informações sigilosas

Operação Unha e Carne investiga obstrução de justiça em inquérito sobre tráfico de armas

Por Kleber Karpov

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente, na manhã desta quarta-feira (03/Dez), o deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar é o alvo principal da Operação Unha e Carne, que apura o vazamento de dados de uma investigação sigilosa com o objetivo de obstruir ações policiais contra o crime organizado.

Vazamento e obstrução

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete da presidência da Casa legislativa. A detenção de Bacellar ocorreu logo após ele prestar depoimento na sede da superintendência da PF, no Rio de Janeiro. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações indicam que o presidente da Alerj teria repassado informações privilegiadas sobre a Operação Zargun. O vazamento tinha como intuito alertar o deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, sobre as diligências em curso.

A PF sustenta que essa antecipação de dados comprometeu a eficácia das investigações e configurou obstrução de justiça. “A Operação Unha e Carne busca combater a atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas, o que culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun”, afirmou a corporação em nota oficial.

Conexões perigosas

O caso remonta à prisão de TH Joias, ocorrida em 3 de setembro de 2025. O parlamentar é acusado de atuar como intermediário na compra e venda de armamentos pesados para a facção criminosa Comando Vermelho.

A atual fase das diligências, autorizada no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, foca especificamente na relação entre agentes políticos e grupos armados que dominam territórios no Rio de Janeiro.

A assessoria da Alerj informou que a instituição ainda não foi comunicada oficialmente sobre os detalhes da operação e que deve adotar as medidas cabíveis após ter acesso aos autos. A defesa de Rodrigo Bacellar não se manifestou até o momento.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...