Por Kleber Karpov
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), declarou o arquivamento do projeto de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Verde. Em entrevista ao Brasil Urgente DF, jornal da Band Brasília, a gestora afirmou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu não prosseguir com a proposta, encerrando as especulações sobre a cobrança pelo uso de vagas públicas na capital.
Decisão política
Segundo Celina Leão, embora existissem estudos técnicos conduzidos pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a implementação dependia de um aval político que não ocorreu.
A vice-governadora ressaltou que o projeto original teve início na gestão anterior, de Rodrigo Rollemberg, e enfrentou questionamentos junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) antes de retornar ao Executivo para novas análises.
“O governador Ibaneis nunca tomou a decisão política de fazer. Porque por mais que se tenha dados técnicos, a decisão política precisa de ser tomada, porque é uma decisão muito importante. E o governo não tomou essa decisão”, afirmou Celina Leão.
Polêmica das áreas residenciais
A entrevista abordou a repercussão negativa da proposta junto à população, especialmente o temor de que a cobrança se estendesse às áreas residenciais do Plano Piloto e de outras regiões administrativas.
Celina Leão classificou as informações sobre taxação em entrequadras como inverídicas e atribuiu a disseminação desses dados ao clima pré-eleitoral, o que teria gerado “pânico” nos moradores. “Isso não é verdadeiro, não existe essa vontade” disse ao observar que “isso não foi discutido conosco. E quando foi levado ao governador Ibaneis, ainda no ano passado, ele não quis fazer”, explicou.
Fim da discussão
A gestora enfatizou que não há tempo hábil para qualquer modelagem de concessão ou parceria público-privada (PPP) neste momento do mandato. “E agora ele [Rocha] deu um basta e falou um basta, né. E falou que não, não… inclusive não tem nem tempo hábil para fazer”, disse Celina Leão.
A suspensão do projeto Zona Verde elimina, a curto prazo, a possibilidade de cobrança por estacionamento em áreas públicas, além de manter a gratuidade atual nas vagas do Plano Piloto.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










