Por Kleber Karpov
A Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), em ação conjunta com a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, deve resgatar sete idosos em um abrigo que operava irregularmente em Paciência, na zona oeste da cidade. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após vítimas serem encontradas sozinhas, vivendo em condições precárias e insalubres.
O local não tinha autorização para operar como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). No momento da ação, não foi encontrada uma equipe de atendimento para realizar as atividades básicas. O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária participou da ação e constatou tratar-se de estabelecimento clandestino.
Condições insalubres e falta de atendimento
A residência estava em condições precárias e os alimentos estavam acondicionados de forma insalubre. O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária constatou a ausência de documentação adequada, incluindo a licença de funcionamento e condições sanitárias e estruturais insatisfatórias.
Os responsáveis pelo instituto já foram identificados, mesmo não estando presentes. Eles devem responder por exercício irregular de atividade e exposição a risco da saúde de pessoas idosas. As vítimas passarão por avaliação médica. Devem ser encaminhadas a outras instituições ou entregues aos familiares.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










