Por Kleber Karpov
O Hospital Regional do Gama (HRG) passa por um amplo processo de revitalização estrutural promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com foco na modernização de instalações e segurança sanitária. As intervenções, parte do contrato de manutenção iniciado em novembro de 2024, visam adequar a unidade fundada há 58 anos para oferecer maior conforto aos 2,2 mil servidores e ao público de mais de um milhão de pessoas da Região de Saúde Sul.
Reestruturação do pronto-socorro
O Pronto-Socorro Cirúrgico (PSC) recebeu as mudanças mais significativas do cronograma de obras. O setor passou por uma reformulação completa que incluiu nova iluminação, rebaixamento de teto, pintura e revitalização de pisos. A estrutura conta agora com cinco leitos de urgência e dois de procedimentos, além de novos pontos de oxigenação.
A climatização do ambiente foi modernizada com a instalação de aparelhos de ar-condicionado, atendendo a uma demanda antiga por conforto térmico. O projeto contemplou ainda a criação de salas de apoio interno para nutrição e enfermagem, além da reativação dos banheiros. Durante a reforma, os atendimentos foram remanejados para o antigo Pronto Atendimento Infantil (PAI) para evitar a descontinuidade do serviço.
Segurança e abastecimento
A infraestrutura externa também foi alvo de melhorias estratégicas, com destaque para o reforço na segurança patrimonial e dos usuários. A unidade recebeu a instalação de mais de 200 câmeras de monitoramento e um novo sistema de controle de acesso na guarita principal, medidas que visam ampliar a proteção no período noturno.
Para garantir a autonomia hídrica do hospital, foi instalada uma segunda caixa d’água com capacidade para 90 mil litros. O equipamento deve entrar em operação plena até o fim de novembro, assegurando o abastecimento contínuo mesmo em períodos de escassez ou manutenção da rede pública.
Sustentabilidade e apoio
As adequações ambientais integram o pacote de melhorias com a implantação de um lava-jato exclusivo para ambulâncias. O sistema impede o descarte inadequado de resíduos na rede de esgoto. Além disso, foi construído um depósito específico para resíduos contaminados e realizada a recuperação da tenda de eventos e da cobertura do almoxarifado.
“Essas mudanças são fundamentais tanto para os servidores quanto para os usuários. Um ambiente bem estruturado proporciona mais conforto, segurança e motivação a todos que trabalham e são atendidos aqui”, afirmou Ruber Paulo, diretor do HRG.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










