Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha reuniu-se, nesta segunda-feira (24/Nov), com representantes da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) no Palácio do Buriti. O encontro teve como objetivo a apresentação da nova diretoria unificada da Associação e do Sindicato dos Procuradores do DF, eleita para o biênio 2025/2027, além de debater o papel jurídico da instituição nas políticas públicas.
Durante a agenda, Ibaneis enfatizou a relevância técnica dos procuradores para a administração distrital. Ele destacou que o trabalho da categoria é fundamental para conferir legalidade aos atos do Executivo e viabilizar a execução de projetos estratégicos para a população.
“A atuação da PGDF é decisiva para o bom funcionamento do governo. Sem o respaldo técnico e a dedicação dos procuradores e técnicos, seria muito mais difícil garantir segurança jurídica às nossas ações e destravar projetos importantes para a população. A nova diretoria chega para fortalecer esse diálogo e, da nossa parte, seguimos reconhecendo e valorizando o trabalho que permite ao DF avançar com responsabilidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Modernização e projetos
A subprocuradora-geral do DF, Renata Marinho O’Reilly Lima, detalhou os avanços na modernização tecnológica do órgão e as parcerias com a Secretaria de Economia. Ela citou o programa Negocia DF, focado em transações tributárias, como um exemplo de sucesso na recuperação de ativos e regularização fiscal.

A gestora também informou que Brasília sediará o Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais, agendado para março de 2026. O evento servirá para apresentar as experiências exitosas do Distrito Federal na gestão fiscal e jurídica para representantes de todo o país.
“Apresentamos ao governador a nova diretoria da Associação e do Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal e reafirmamos o nosso compromisso de trabalho conjunto com o GDF. A Procuradoria já é uma grande parceira na execução das políticas públicas, e reforçamos esse papel institucional”, disse Renata Marinho.
Atuação estratégica
A PGDF desempenha a função de defesa judicial da administração pública e consultoria jurídica aos órgãos do Executivo. O órgão atua na validação de contratos e na segurança de ações governamentais, como o programa de parcelamento de débitos de ICMS, que oferece descontos sobre multas e juros.
A nova gestão das entidades de classe aposta na unificação das diretorias para fortalecer a representatividade da carreira junto ao governo. Estiveram presentes no encontro Hugo Fidélis Batista, eleito 1º vice-presidente, e Luiz Filipe Ribeiro Coelho, 2º vice-presidente das instituições.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










