Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou, neste sábado (22), as obras de ampliação do pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), que receberam investimento de aproximadamente R$ 20,2 milhões. A reforma, conduzida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), constitui a primeira grande intervenção estrutural na unidade e tem o objetivo de elevar a capacidade assistencial da rede pública na região.
O projeto prevê o aumento da área de funcionamento do hospital de 5 mil m² para 6 mil m², com a demolição de estruturas antigas e construção de novas edificações. A capacidade de atendimento mensal deve saltar de 1,5 mil para até 6 mil pacientes após a conclusão das etapas.
Além da ampliação física, a unidade passará a contar com serviços de tomografia, inexistentes atualmente, e ampliará os consultórios odontológicos de um para três. O número de leitos no pronto-socorro aumentará de 26 para 60, contemplando áreas de observação adulto e infantil e isolamento.
“Hoje, são cerca de 1,5 mil atendimentos mensais, podendo chegar a 6 mil. Inicialmente, 4,5 mil, passando a 6 mil após a reforma da estrutura antiga. Estão sendo ampliados o pronto-socorro, os serviços de tomografia, os consultórios odontológicos e os leitos”, afirmou Ibaneis Rocha.
Impacto regional
A obra é considerada estratégica para Brazlândia, cidade satélite mais afastada do centro de Brasília, e também para municípios do Entorno, como Padre Bernardo e Águas Lindas de Goiás. O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou que o investimento deve mais que dobrar a capacidade operacional do hospital.
A administração regional ressalta a ausência de retaguarda privada de grande porte na cidade, o que torna o HRBz a única referência para emergências.
“Brazlândia hoje não tem nenhum aporte, nem particular. Na verdade, nós temos pequenas clínicas, mas hospital de grande porte, com emergência e urgência, nem particular nós temos. Então, esse hospital dá um apoio a 100% da comunidade”, disse Luciana Lima, administradora regional.
Estrutura e cronograma
A intervenção encontra-se na fase estrutural, com execução de fundações e pilares, avançando para a concretagem de lajes. O projeto inclui ainda a reforma de unidades de Odontologia Ambulatorial, Análises Clínicas e Agência Transfusional, além da criação de uma unidade de Cirurgia Ambulatorial.
-
Investimento: R$ 20,2 milhões
-
Novos leitos de PS: de 26 para 60
-
Empregos gerados: 160 diretos e indiretos
-
Novo serviço: Tomografia
A ampliação integra um pacote de investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) na região, que inclui a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 na comunidade de Chapadinha.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










