Por Kleber Karpov
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realizou, nesta quarta-feira (19/Nov), o 9º Encontro Distrital de Mulheres Rurais. O evento ocorreu no auditório da Novacap e reuniu mais de 500 participantes de diversas regiões administrativas. A programação incluiu a oferta de serviços de saúde e estética, além da entrega oficial de uma carta com demandas das comunidades à vice-governadora Celina Leão (Progressistas) que participou da abertura do evento.
Na ocasião, a Celina Leão destacou a importância da escuta ativa de quem vive e produz no campo para garantir a inclusão social. Segundo Celina, o governo concentra esforços na ampliação de investimentos em educação e no suporte às famílias. Ela recebeu o documento com as propostas elaboradas pelas lideranças femininas e agricultoras presentes.
“É pensando nas famílias, especialmente nas mulheres, que estamos ampliando políticas públicas essenciais. Para mim, como mulher e mãe, esse compromisso tem um significado especial. Ver vocês aqui, unidas e fortalecidas, mostra a força das mulheres rurais do DF”, disse Celina Leão.
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, pontuou que reivindicações feitas em edições anteriores resultaram em melhorias concretas para a população rural. Ele citou a implementação de creches, obras de asfaltamento e a construção de unidades de saúde como exemplos práticos dessa mobilização. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou a necessidade de as políticas públicas alcançarem os territórios mais afastados.
Capacitação e integração
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou que o encontro reflete o trabalho contínuo realizado em 20 comunidades rurais. Ele valorizou a atuação das extensionistas e economistas domésticas no fomento à autonomia e ao desenvolvimento produtivo das trabalhadoras.
Durante o dia, as mulheres participaram de uma gincana que envolveu concursos de receitas e apresentações culturais. A economista doméstica Selma Tavares observou a criatividade no uso de frutos do Cerrado, como pequi e baru, nas preparações culinárias. As regiões de Brazlândia, Planaltina, Taquara, Paranoá e Ceilândia conquistaram as primeiras colocações nas atividades.
“Acho que participo desde o primeiro encontro e cheguei sem nenhum conhecimento. Ao longo dos anos aprendi a me valorizar e a passar o que eu sei para outras mulheres. Hoje eu lidero mulheres”, afirmou a produtora Noilde de Jesus.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










