Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) transformou o sistema de transporte público local nos últimos anos, promovendo a modernização da bilhetagem e a consolidação do programa Vai de Graça. O Executivo deve manter o congelamento do preço das passagens desde 2020, o que encerra um ciclo de problemas estruturais e fraudes históricas. O conjunto de ações tem o foco em oferecer maior segurança e ampliar a gratuidade aos passageiros.
A mudança do sistema teve início com o combate ao comércio ilegal de créditos e com o fim das fraudes no transporte. A extinção do DFTrans, em 2019, abriu caminho para a transferência da bilhetagem ao Banco de Brasília (BRB). A medida eliminou vulnerabilidades e permitiu maior controle do sistema.
À época da transição, as autoridades identificaram 80 mil inconsistências no Passe Livre Estudantil. A expectativa inicial era reduzir em até R$ 300 milhões o prejuízo anual que deve ser causado por fraudes nos anos subsequentes.
Paralelamente, o GDF manteve congelada a tarifa por seis anos, mesmo diante do aumento do preço dos combustíveis e de outros insumos. O único reajuste aplicado, de 10%, ocorreu no início de 2020. Esse percentual se mostrou muito inferior aos praticados em gestões anteriores, quando os aumentos chegaram a 50%.
Ampliação
Entre as ações de maior impacto social está o programa Vai de Graça, que democratizou a circulação no transporte público aos domingos e feriados. Antes da medida, o transporte público registrava uma média de 270 mil acessos aos domingos. Hoje, a demanda é de cerca de 460 mil, o que representa um crescimento de 70%, segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade.
Desde o início do programa, mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas foram realizadas, considerando também datas especiais com a ampliação do benefício. Apenas no mês de março, por exemplo, com a gratuidade estendida durante o carnaval, foram quase 5 milhões de acessos registrados.
A transformação chegou também à infraestrutura, com novos coletivos circulando nas ruas. O Distrito Federal conta hoje com a frota de ônibus mais moderna do Brasil e com melhorias estruturais nas rodoviárias. O governo entregou novas unidades em Sobradinho, Santa Maria, Sol Nascente, Itapoã e Varjão.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










