Por Kleber Karpov
A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) entregou, nesta terça-feira (18/Nov), 1.021 escrituras a famílias atendidas pelo programa Regulariza DF, distribuídos em 25 regiões administrativas. A ação tem como foco ampliar a política pública de regularização fundiária da capital, fornecendo segurança jurídica e moradia digna aos beneficiados.
A nova remessa de escrituras incluiu 370 imóveis que remontam à época da antiga Sociedade de Habitações de Interesse Social Ltda (SHIS), antecessora da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF). Segundo o presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, a maior parte dos imóveis da antiga SHIS permanece sem regularização desde as décadas de 1960 a 1990, representando uma demanda histórica que o GDF deve resolver.
Segundo Celina Leão, a meta do governo é regularizar 100% dos imóveis. “A meta do governo é regularizar 100%: garantir que todo cidadão que recebeu um lote no passado e ainda não tem a escritura possa finalmente ter”, destacou a vice-governadora.
As entregas beneficiaram famílias de diversas regiões administrativas, entre elas Areal, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Vila Planalto e Sol Nascente. Desde 2019, o programa soma 6.250 documentos entregues, incluindo certidões de regularização fundiária (CRFs), fichas descritivas e escrituras.
Afastamento da insegurança
Maria do Socorro Madeira, moradora da Vila Planalto, relatou a alegria após 61 anos de espera. “Agora, sim, a gente tem segurança. É preciso reconhecer que este governo realmente executou esse trabalho de regularização e cuidado com as pessoas”, relatou a aposentada. Ela explicou que a falta de escritura gerava insegurança a cada mudança de governo.
Outra moradora beneficiada, a zeladora Ilka Costa, esperou 14 anos pela regularização do seu imóvel no Sol Nascente. “Agora eu posso investir na minha casa sem medo. Essa escritura traz segurança para mim, para o meu esposo e para os meus dois filhos”, contou.
O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, completou que a entrega dos documentos deve ter um impacto direto na vida dos beneficiados. “É a Codhab imprimindo o seu papel, entregando cada vez mais e dando segurança jurídica para essas famílias, com um imóvel totalmente regularizado”, afirmou Fagundes.
Além da segurança jurídica, a regularização fundiária contribui para a valorização imobiliária, a ampliação da integração urbana e a tranquilidade dos moradores que passam a ter a documentação definitiva de suas propriedades.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










