Por Kleber Karpov
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deve nomear Celso Eloi de Souza Cavalhero, superintendente executivo da Caixa Econômica Federal (CEF), para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB). A indicação ocorre, nesta terça-feira (18/Nov), após Rocha anunciar o afastamento definitivo do cargo de Paulo Henrique Costa do cargo, alvo de afastamento temporário pela Justiça Federal, por força da Operação Compliance Zero da Polícia Federal (PF). A movimentação busca garantir a estabilidade da instituição financeira em meio à crise.
A substituição acontece um dia após a Justiça Federal decretar o afastamento temporário de Paulo Henrique Costa e do diretor de Finanças, Dario Oswaldo Garcia Júnior. A vice-governadora Celina Leão (Progressistas) confirmou que a decisão do governador deve ser permanente.
Ao comentar a substituição, Celina Leão ressaltou a postura de integridade e proteção do patrimônio do Distrito Federal. “Nós não temos compromisso com erro. Então o próprio governador Ibaneis fez hoje a troca, já indicou um outro nome e aquilo que tiver que ser apurado, será apurado”, declarou a vice-governadora.
Afastamento definitivo
O BRB, em nota anterior, confirmou que deve seguir a operar normalmente. A instituição afirmou que sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando informações ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Banco Central (BC) sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.
A Operação Compliance Zero investiga a emissão de títulos de crédito falsos por instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional. O inquérito apura crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com foco no Banco Master e no empresário Daniel Vorcaro, que foi preso.
Celso Eloi Cavalhero
Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal, desde 1990, Cavalhero, formado em ciências contábeis e direito, atualmente é superintendente na CEF em Brasília, com passagens em gerências da própria Caixa e do Banco Meridional.
O nome de Cavalhero deve passar agora pelos trâmites internos do banco e pela aprovação de órgãos reguladores e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Em setembro, o Banco Central já havia rejeitado a tentativa de compra do Banco Master pelo BRB, que estava avaliada em R$ 2 bilhões.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










