22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:01

Programa Humanizar do IGESDF completa seis anos com foco no acolhimento e no cuidado humanizado

Iniciativa idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha se consolida em 16 unidades de saúde com a proposta de colocar paciente no centro do atendimento

Por Kleber Karpov

O programa Humanizar, idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha, completou seis anos em novembro e se consolidou como política de atendimento centrado no paciente. A iniciativa foi incorporada à identidade de 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e três hospitais gerenciados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), com a missão de garantir acolhimento, escuta ativa e orientação segura.

Mayara Noronha Rocha lembrou que o projeto surgiu de uma inquietação, ao entender que os pacientes não deveriam enfrentar o sistema de saúde sozinhos. “Ninguém deveria enfrentar o sistema de saúde sozinho, especialmente em um momento de fragilidade. Eu sabia que era possível fazer diferente. O Humanizar nasceu dessa certeza”, afirmou a primeira-dama.

Para a idealizadora do projeto, a expansão demonstra que a sensibilidade pode se transformar em política pública. “Quando o Humanizar ocupa cada unidade de pronto atendimento (UPA) e cada hospital do IGESDF, nós percebemos que a sensibilidade também pode ser política pública”, ressaltou Mayara Noronha Rocha.

Acolhimento na saúde

“O Humanizar não é um projeto de discursos. É um projeto de presença. É sobre olhar nos olhos, orientar com clareza, segurar a mão de quem está com medo”

Mayara Noronha Rocha
primeira-dama do DF

O Humanizar deu início em 29 de novembro de 2019 com 33 colaboradores dedicados ao acolhimento. Com o passar do tempo, o programa passou a integrar a gestão do IGESDF e, atualmente, conta com 136 colaboradores distribuídos pelas UPAs e unidades como Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e Hospital Cidade do Sol (HSol).

Mayara Norocha Rocha: “Ninguém deveria enfrentar o sistema de saúde sozinho, especialmente em um momento de fragilidade. Eu sabia que era possível fazer diferente. O Humanizar nasceu dessa certeza” | Fotos: Bruno Henrique/IgesDF

A primeira-dama reforçou que o diferencial do programa está em colocar o paciente no centro do atendimento, ao priorizar a presença e o afeto. “O Humanizar não é um projeto de discursos. É um projeto de presença. É sobre olhar nos olhos, orientar com clareza, segurar a mão de quem está com medo”, destacou.

A gerente geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, ressaltou que o Instituto estava à frente de seu tempo. Em abril de 2025, a Lei nº 15.126 atualizou os princípios do SUS e instituiu a atenção humanizada como diretriz obrigatória nos serviços de saúde. “Quando a lei mudou, o Humanizar já era uma realidade consolidada. Outras instituições nos procuram para entender como nós estruturamos esse modelo”, afirmou Anucha Soares.

Reconhecimento e expansão

O presidente do IGESDF, Cleber Monteiro, destacou que o programa se tornou referência fora do Distrito Federal, reforçando o compromisso com uma assistência qualificada e uma cultura interna baseada no acolhimento. Ele também reforçou a necessidade de se acolher os próprios colaboradores. “Nós precisamos acolher quem acolhe. Nós já avançamos em uniformes, plano de saúde e condições de trabalho. Nosso compromisso é fortalecer ainda mais essa política”, disse Cleber Monteiro.

Os auxiliares de humanização mostram o impacto do programa por meio de relatos de pequenos gestos que mudam a experiência do paciente. Angélica Gomes, auxiliar da UPA de Brazlândia, contou o caso de uma paciente que passou o aniversário internada e se emocionou ao receber um “parabéns” e um bolo adequado à dieta. Outro colaborador, o analista Atila Rodrigues, relembrou o senhor Agostinho, paciente que gostava de cantar, para quem montaram um karaokê.

O Humanizar também produz materiais afetivos, como a cartilha de direitos e o Prontuário Afetivo. Na última quinta-feira (13), a Residência Oficial do governador recebeu colaboradores do Humanizar, gestores do IGESDF e convidados para celebrar o aniversário do programa.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...