Por Kleber Karpov
A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) deve sediar o 2º Simpósio Multiprofissional em Nefrologia nos dias 26 e 27 de novembro. O evento tem como objetivo promover a atualização científica e o aprimoramento profissional dos trabalhadores envolvidos na assistência a pacientes com doenças renais. O foco é o contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.
A iniciativa, realizada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Nefrologia da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), busca fortalecer a integração entre as diferentes categorias da saúde. Dessa forma, o simpósio valoriza o trabalho em equipe e contribui para uma assistência mais eficaz, humanizada e centrada no paciente.
Temas centrais
Nesta segunda edição, o simpósio deve abordar temas que refletem a complexidade do atendimento nefrológico. Dentre os assuntos previstos estão a diálise peritoneal, a atuação da equipe multiprofissional, a relação entre queimaduras e função renal, diabetes e sarcopenia.
Aspectos sociais e psicológicos que influenciam o cuidado com o paciente renal também integram a programação. A inclusão desses tópicos reforça a importância de uma abordagem interdisciplinar na área.
A coordenadora da residência, Karine Cardoso Lemos, destacou a principal novidade desta edição. Ela indicou que a novidade é a participação ativa de médicos residentes e estudantes de medicina.
“Essa inclusão representa um avanço importante na construção de uma rede de conhecimento colaborativa e contínua”, disse Lemos.
Cooperação
A preceptora Patrícia Matias de Souza, que está à frente da organização do evento, ressaltou a relevância do simpósio para os profissionais e residentes da área. A iniciativa possibilita o conhecimento da sistematização dos serviços realizados por outros membros da equipe multiprofissional que atua na nefrologia.
Segundo Souza, “os participantes desenvolvem maior respeito e compreensão mútua, o que favorece a interação e a coesão no trabalho”. A preceptora avalia que “isso resulta em uma assistência mais assertiva, eficiente e centrada nas necessidades do paciente”, concluiu Matias de Souza.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










